sexta-feira, 6 de maio de 2011

Galpão das Artes estreia A Inconveniência de Ter Coragem (Limoeiro, PE)

Novo espetáculo do Galpão das Artes (Limoeiro, PE)


Galpão das Artes cumpriu o prometido - uma verdadeira ‘presepada’ no Pátio da Feira da cidade de Limoeiro - em sua estréia.

Retomando ‘A Inconveniência de ter coragem', o Pontinho de Cultura Galpão das Artes, em Limoeiro, prepara-se para a segunda fase da execução do projeto ‘‘Em Pernambuco o lugar de boneco é na feira'', patrocinado pelo Banco do Nordeste e em parceria com o BNDES, através do programa cultural na edição 2010. A estreia se deu sábado dia 30 de abril e foi uma verdadeira ‘presepada' no Pátio da Feira de Limoeiro, na Praça Comendador Pestana, a partir das 10 da manhã.

Das presenças além de feirantes e público da própria feira, registrou-se a equipe da superintendência do BNB, secretariado do prefeito Ricardo Teobaldo, imprensa local e também a jornalista Tatiana Meira, do Diário de Pernambuco. Comerciantes e empresários em geral aplaudiram a iniciativa do Pontinho de Cultura Galpão das Artes com entusiasmo.

No primeiro momento, a equipe de produção se dividiu fazendo oficinas de arte- educação, com foco no boneco Mané Gostoso, em dez municípios do entorno de Limoeiro. Portanto, desde o ano passado atores e direção encaram o universo de Suassuna ensaiando o primeiro ato da ‘A Pena e a Lei' que permite uma encenação que privilegia a estética do mamulengo.


Jadenilson Gomes, Tarcísio Queiroz e Charlon Cabral já dominam esse processo desde 2002. Sendo novidade apenas para Kettuly Muniz e Lucas Rafael, que agora desbravam a dramaturgia de Ariano Suassuna. O retorno da montagem traz a inovação de uma circulação com dez sucessivas apresentações em feiras livres nos municípios de Orobó, Feira Nova, Salgadinho, Cumaru, Passira, Lagoa de Itaenga, Chã de Alegria, Surubim, o que muito proporciona uma intimidade do mamulengo enquanto brinquedo e o espaço denominado feira.

"A intervenção artística realizada nas feiras livres dos municípios representa o diferencial. Tais apresentações deste projeto contemplam o direito constitucional de acesso gratuito à cultura aos cidadãos", explica a arte-educador Fábio André. "Revisitar Suassuna na ‘Inconveniência de Ter Coragem' é reafirmar o bom teatro realizado no Interior de Pernambuco nos últimos tempos. É uma ‘presepada' o que os atores prometem agora em feira livre", acrescenta Fábio, diretor do espetáculo. A entrada é gratuita. Mais informações: http://www.centrodecriacaogalpaodasartes.blogspot.com/ .

Nenhum comentário:

Postar um comentário