quinta-feira, 12 de maio de 2011

Nanda Rovere indica "Édipo", no Teatro Eva Herz (São Paulo)


Édipo, a força da palavra e da interpretação


Tragédia clássica de Sófocles ganha nova adaptação.
 
Além de ser um diretor que traz no currículo trabalhos de qualidade, a trajetória de Elias Andreato como ator também é louvável. Quem assistiu montagens como Doido, Amigas, Pero no mucho; Ghetto, Andaime, Adivinhe Quem Vem Para Rezar, entre tantos outros, sabe o quanto esse artista consegue cativar o público.


Édipo, conhecida tragédia de Sófocles, acabou de estrear em São Paulo, após passagem por Curitiba e bom resultado na capital paranaense. Naquela cidade, Cláudio Fontana fez Édipo; em São Paulo, o personagem é vivido por Eucir de Souza.

Por mais que o público já conheça a história, a montagem é conduzida de tal maneira que é difícil ficar impassível a tamanha tragédia. A cada cena, o tormento de Édipo aumenta e a tensão é arrebatadora.

O foco da encenação está na palavra e na interpretação dos atores. E esse é o maior mérito da montagem. A "caixa preta do teatro" serve de espaço para que a fragilidade da natureza humana seja exposta com vigor por um elenco talentoso.

Não há cenário definido, os atores ficam em cena todo o tempo, vestidos de preto, numa "roda viva", na qual a tragédia é anunciada, mas os personagens não querem, e não podem acreditar que a profecia proferida no nascimento de Édipo fora cumprida.

Há uma "partitura" que rege as falas, os movimentos e a expressão corporal. O espetáculo começa de uma maneira leve e, aos poucos, os diálogos vão ganhando força e a tensão ocupa o palco.


Elias é um diretor que tem sensibilidade e sabe dar aos atores o suporte necessário para um bom desempenho. Eles tocam acordeon ao vivo e isso contribui para delimitar as emoções das cenas.

É uma oportunidade para se ver em cena atores que se dedicam ao teatro contribuindo para que essa arte continue fascinante.

Detalhes

Édipo, de Sófocles

Até 21 de junho

Terças, às 21h

Ingressos: R$ 40

Teatro Eva Herz

Avenida Paulista, 2.073, Livraria Cultura / Conjunto Nacional

Informações: (11) 3170-4059

Nenhum comentário:

Postar um comentário