terça-feira, 17 de maio de 2011

O infantil A Viagem de Ultra-Violeta estreia no Arthur Azevedo (São Paulo)

clique na imagem para ler melhor


A Viagem de Ultra-Violeta

Sinopse:

Após uma longa viagem em seu pássaro Kuntur, um condor gigantesco, Ultra-Violeta, a heroína de uma terra distante, retorna para casa. Ela está quase adentrando as muralhas do Castelo Flutuante, quando é sorrateiramente atacada por seu arqui-inimigo, o Dragão de Ossos. Ela tenta fugir, mas não consegue. É golpeada, cai de seu pássaro e, após atravessar densas nuvens verdes, cai numa pequena fazenda. Porém, após a luta e a queda, ela está desmemoriada. Não sabe exatamente como foi parar ali. Não consegue lembrar se conhece ou não aquele lugar, nem mesmo tem certeza se está acordada ou sonhando. Ela não sabe ainda, mas acaba de iniciar uma outra viagem, muito estranha e divertida, que apresentará à platéia um paralelo com os sonhos e brincadeiras infantis.

Ela encontrará figuras impares e divertidas, como o Senhor Bode, a Galinha Gertrudes e sua amiga Genoveva, a Cobra Coralina, a Vaca Valkíria e um Narrador muito, mais muito estranho. Tudo isto apresentado com atores, bonecos, além das canções e trilha sonora especialmente composta para o espetáculo.

Sinopse Curta:

Ultra-Violeta, a heroína de uma terra distante, faz viagens fantásticas montada em seu pássaro gigante. Mas, em um de seus vôos, eles são atacados por uma enorme criatura. Ela é golpeada, cai e encontra, por acidente, uma passagem para outro mundo: uma misteriosa fazenda. Ela então, terá que descobrir a saída daquele lugar e para isto precisará da ajuda dos moradores dali, figuras muito estranhas e muito divertidas.

Ficha Técnica:

Texto, direção e iluminação: FÁBIO SUPÉRBI Elenco: CAROL CAETANO, DANIEL MARTIRE, MILENA FILÓCOMO e VANDER LINS. Músicas: KIKA CARVALHO e DÉCIO 7. Criação dos Bonecos: FÁBIO SUPÉRBI. Confecção dos Bonecos: CAROL CAETANO, DANIEL MARTIRE E FÁBIO SUPÉRBI. Projeto gráfico, produção e divulgação: NÚCLEO VENDAVAL. Fotografia: EDUARDO RAIMONDI.

Apoio: ABRA Tatuapé

Serviço

Espetáculo: A Viagem de Ultra-Violeta.

Teatro: Arthur Azevedo

Endereço: Av. Paes de Barros, 955 – Mooca

Tel: (11)2605-8007

Lotação: 433 lugares.

Recomendação: livre.

Temporada: 7/5 à 5/6 – Sábados e Domingos às 16h.

Ingressos: R$10,00 e R$ 5,00 (estudantes, idosos e funcionários da Prefeitura).

Vendas: (11)4003-2050 / http://www.ingressorapido.com.br/

Duração: 50 minutos.

Histórico da Companhia

O Vendaval iniciou os trabalhos em 2001, com o texto escolhido para a primeira montagem Morte e Vida Severina, de João Cabral de Melo Neto. Encenação que aliou o teatro, a narração e a música em cena. A peça tornou-se o pilar de um projeto de arte-educação, visitando inúmeras cidades do interior de São Paulo, durante um ano.

Após um período de experimentações cênicas e diversas montagens, o Núcleo Vendaval fixou três pilares bases para a elaboração de seus trabalhos: o teatro de formas animadas, a contação de histórias e a música.

O Núcleo Vendaval direciona suas pesquisas para a construção de uma linguagem própria, sendo fio condutor a busca constante pela ampliação das formas de se contar uma história.

Nos espetáculos há uma preocupação constante na integração de diferentes linguagens, que não sejam simplesmente sobrepostas, mas que sejam uma sucessão constante de palavras, imagens e sonoridades.

O Núcleo participou de diversos eventos e projetos dentro e fora da cidade de São Paulo. Entre eles, o Programa VAI (Prefeitura da Cidade de São Paulo – 2005), Virada Cultural (2007) e PROART (Prefeitura da Cidade de São Paulo – 2008).

Atualmente o Núcleo Vendaval conta com sete integrantes: o diretor Fábio Supérbi, os atores Daniel Martire, Carol Caetano, Milena Moreira; o ator e produtor, Vander Lins; e os músicos Kika Carvalho e Décio 7. E dois colaboradores, Daniela Pinotti, escritora e psicóloga, e Marcelo Maluf, escritor e educador.

Alguns trabalhos do Núcleo Vendaval:

O Gato de Chinelas (2003) - Peça infantil adaptada da versão de Charles Perrault – nos teatros Cacilda Becker, Martins Pena e Flávio Império - Diretor convidado Evill Rebouças;

Édipo (2004) - Espetáculo adulto recriado pelo enfoque do Teatro de Formas Animadas - Praça da Biblioteca Monteiro Lobato;

As Mulheres de O Tempo e o Vento (2005) - Narração de histórias adaptada do texto de Érico Veríssimo, para o público adulto - SESC São Caetano;

Catarina e o Galinheiro (2005) - Narração de Histórias infantil, livremente inspirada em obras de Clarice Lispector - SESC São José dos Campos e CEU São Mateus;

As Histórias de Lá (2006) - Contação infantil livremente inspirada nas crianças da obra de Guimarães Rosa - SESC Pinheiros (Exposição Meninos Quietos);

Pé na Estrada (2007) - Inspirado no livro de Jack Kerouac - SESC 24 de Maio;

Hércules (2007) - peça infantil inspirada na lenda grega - Colégio Móbile;

As Aventuras de Lelê (2008) - contação infantil adaptada da obra (livro e blog) de José Roberto Torero - SESC Ipiranga;

Quem é bicho é bicho, quem é gente é gente!!! (2009/2010) - criado a partir do livro Saga Animal, da autora Índigo;

Caixa do Terror... ou nem tanto assim !!! (2010) – narração de contos tradicionais da Itália, recolhidos por Ítalo Calvino.

Nenhum comentário:

Postar um comentário