quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

inscrições abertas para curso de cenografia c/ Renato Bolelli (Sã

clique na imagem para ler melhor


Caros amigos, estou encaminhando programação de um curso especial que criei para as férias!


Por favor, ajudem a divulgar para amigos e interessados na área!

curso de férias

CENOGRAFIA CONTEMPORÂNEA :

“ESPAÇOS, MATÉRIA, REINSERÇÃO”

COM RENATO BOLELLI REBOUÇAS

A cenografia ampliou seu campo de atuação ao explorar as possibilidades do espaço e as relações com a platéia. Atualmente, o termo direção de arte, tomado do cinema, passou a ser empregado para classificar o trabalho dos cenógrafos no teatro também, confirmando esta tendência.

O palco tornou-se apenas um dos locais onde a atividade teatral acontece, sendo necessária uma abordagem para as novas espacialidades. Desta urgência foi criado o curso de Cenografia Contemporânea: “ESPAÇOS, MATÉRIA E REINSERÇÃO”, a fim de discutir as formas de criação em espaços “não-convencionais”. O método de trabalho oferece aos participantes a oportunidade de estudar diferentes propostas de importantes companhias teatrais no Brasil e exterior, além da pesquisa com experimentos práticos.

Serão investigados diferentes espaços e materiais abandonados, vistos como “lixo”, e discutidos possíveis usos e reinserção, por meio de intervenções. O enfoque do curso é a possibilidade de desenvolver poéticas ligadas à transformação e ao aproveitamento destas matérias.

Informações:

Público-alvo: jovens cenógrafos, diretores de arte, arquitetos, diretores, atores, estudantes e interessados em geral.

Duração: de 26 de janeiro a 05 de fevereiro (terça a sexta das 18h00 as 21h30 e sábado das 10h00 as 13h30)

Número de vagas: 15

Investimento: R$350,00

Local: espaço MAQUINARIA - r. Treze de Maio, 240 2° andar – Bela Vista/SP

Telefone para contato - 3853.3651

Inscrições através do e-mail contato@teatrodenarradores.com.br

Contatos: Mônica Peixoto ou Mario Matiello.

* Haverá emissão de certificado ao final do curso.

APOIO: ESPAÇO MAQUINARIA TEATRO DE NARADORES USINA DA ALEGRIA PLANETÁRIA

RENATO BOLELLI REBOUÇAS

Arquiteto, cenógrafo, diretor de arte e figurinista. Foi diretor de arte do Grupo XIX de Teatro de 2004 a 2009, realizando Residência Artística na Vila Maria Operária Zélia e participando dos espetáculos Hygiene (2005) e Arrufos (2008), sendo por este vencedor do Prêmio Shell de Melhor Cenografia e vencedor de Melhor Projeto Visual pelo Prêmio da Cooperativa Paulista de Teatro.

Trabalhou ainda com diversos diretores de teatro e cinema, como William Pereira, Renata Melo, Márcia Abujamra, Caetano Vilela, Christian Duurvoort, Marta Soares, Sérgio de Carvalho (Cia. do Latão), Frank Castorf (Volksbuhne, Berlim), além das cias Tablado de Arruar, Espanca!, As Graças, Linhas Aéreas e Os Crespos.

Em seus projetos, os temas destruição e reinserção têm sido constantes, dedicando-se à percepção e uso dos espaços, desenvolvendo poéticas baseadas na potencialidade dos materiais abandonados.

É mestre pela Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP) sobre as relações entre teatro, espaço e memória, e professor do curso de pós-graduação em Design de Interiores na FAAP.

Renato Bolelli Rebouças

Nenhum comentário:

Postar um comentário