terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Teatro Molière traz Trilogia Shirley em curta temporada (Salvador, Bahia)


Teatro Molière recebe Trilogia Shirley em curtíssima temporada


Reinaugurado no último sábado, dia 11, espaço promove temporada do espetáculo Trilogia Shirley de sexta a domingo

Depois de seis meses fechado, o Teatro Molière, da Aliança Francesa, reabre suas portas para o público e promove uma temporada curtíssima da comédia Trilogia Shirley, que comemora os 20 anos de carreira do dramaturgo Cláudio Simões. Com um elenco formado por Fernando Marinho, Zeca de Abreu, Fernanda Paquelet, George Vladmir, Fábio Ferreira e Laura Haydeé, a peça conta três histórias que parodiam o universo dos filmes de mistério, dramas burgueses e de costumes. As apresentações marcam a reinauguração do teatro, que se afirma como um espaço para as artes cênicas baianas, renovado e com condições de responder às demandas das produções profissionais e experimentais da cidade. As apresentações de Trilogia Shirley acontecem nos dias 17, 18 e 19, sexta à domingo, às 20h.

A reforma do espaço contou com apoio da Secretaria de Cultura do Estado através do Fundo de Cultura da Bahia, oportunizando tanto a preservação do patrimônio material, melhorias no Teatro Molière quanto a adequação do centro às exigências de acessibilidade a portadores de necessidades especiais. Para o secretário de Cultura do Estado da Bahia, Márcio Meirelles, a reforma do Teatro Molière, que volta a abrigar espetáculos teatrais, vai dinamizar a cultura da cidade. “Os espaços estão se renovando. Existe um compromisso desse Governo, em dinamizar os espaços culturais em todos os 417 municípios baianos, em alguns, contamos com o apoio de prefeituras e da iniciativa privada. Estamos felizes em recuperar o Teatro Moliére, que além de um belíssimo patrimônio da arquitetura, tem boa localização e poderá ser um espaço cultural a mais na cidade para abrigar as produções artísticas”. Para o secretário, a atuação da Aliança Francesa é exemplar. “É muito bom contar com um parceiro profissional, que tem capacidade de diálogo com o Estado. Estamos felizes com a reabertura do Teatro”.

PRESERVAÇÃO DO PATRIMÔNIO

A Aliança Francesa ocupa um casarão tombado pelo IPHAN em 1997, exemplar da arquitetura dos meados do século XIX, de inspiração neoclássica. Inventariado pelo IPAC-SIC, hoje é um dos poucos imóveis que salvaguardam a memória arquitetônica do Corredor da Vitória, de suas grandes casas, jardins, pátios largos. Em conjunto com o Palacete das Artes, o Museu de Arte da Bahia, Museu Costa Pinto e Palácio da Aclamação, a Aliança Francesa é um espaço de preservação da memória, produção e circulação de cultura contemporânea. Além do Teatro Molière, a Aliança possui também uma galeria de arte, que recebe ao longo de todo o ano exposições de artes visuais nacionais e internacionais.

TEATRO MOLIÈRE

Inaugurado em 2002, o Teatro Molière, integra o complexo cultural da Aliança Francesa, e foi resultado das parceiras com o Ministério das Relações Exteriores da França, a Secretaria de Cultura e Turismo do Estado da Bahia e de investimentos próprios. “O projeto dá continuidade ao projeto de restauração, reforma com adaptações, e ampliação do casarão e promoverá o desenvolvimento de potencialidades de expressão e inovação num teatro de bolso em excelentes condições de uso” acrescenta o diretor Bruno Peyrefitte.

No teatro, o problema da umidade foi um dos principais focos de atenção durante a reforma. Diversas intervenções preventivas foram tomadas para minorar este problema que persiste desde a fundação do teatro. Além da caixa cênica, a plateia de 132 lugares, terá mais conforto com a troca do ar condicionado, sistema de iluminação e dos carpetes. Também foram realizadas melhorias nos camarins, na sala de ensaios e na sala de conferências. De acordo com o diretor, esta reforma “garantirá condições profissionais de trabalho para desenvolvimento das atividades das diversas linguagens artísticas, de abrangência internacional, nacional e local”.

ACESSIBILIDADE

A acessibilidade para PNE foi um dos principais objetivos das intervenções desta reforma. A partir de agora, uma rampa, ao Café Terrasse liga o casarão ao Café Terrasse e um elevador garante acesso tanto à plateia do teatro quanto à biblioteca da Aliança Francesa.

ESPETÁCULO DE REABERTURA

A comédia teatral Trilogia Shirley celebra a reabertura do Teatro Molière e também os 20 anos de carreira do dramaturgo Cláudio Simões, nome importante na produção teatral baiana na década. A Trilogia Shirley forma um conjunto de peças curtas (Simplesmente Shirley – a primeira peça escrita por Simões, em 1990 –, Totalmente Shirley e Finalmente Shirley). O espetáculo faz temporada de sexta a domingo, às 20 horas, de 17 a 19 de dezembro.

O dramaturgo também assina a direção da montagem, que conta com elenco formado por Fernanda Paquelet, Fernando Marinho, Zeca Abreu, George Vladmir, Fabio Ferreira e Laura Haydée. São três textos que exploram situações de humor, mistérios e planos mirabolantes que giram em torno do mesmo eixo: a decadência da estrutura da família tradicional, sintetizada no conflito entre pais e filhos.

Em Simplesmente Shirley, uma família tradicional consegue esconder a embaraçosa gravidez de sua filha solteira até o nascimento do bebê. A família em conflito recebe a visita de um antigo amigo e segredos surpreendentes vem à tona, revelando que, no fundo, ninguém é o que parece ser.

Em Totalmente Shirley, uma moça “de família” anuncia que está grávida de seu ex-namorado, para desespero dos pais conservadores. Mas eles logo compreendem que os problemas estão apenas começando quando o outro filho também aparece com novas surpresas que vão abalar ainda mais os alicerces da família.

Em Finalmente Shirley, uma família tenta conviver após uma tragédia ocorrida com um dos filhos. Passado algum tempo, todos estão seguindo seus caminhos quando uma visita inoportuna causa um reboliço ao relembrar acidentalmente o ocorrido e dá chance a família de encarar seus problemas de frente.

Trilogia Shirley - Simplesmente Shirley, Totalmente Shirley, Finalmente Shirley

Período: 17 a 19 de dezembro

Horário: 20h

Local: Teatro Molière

Ingressos: R$20 e R$10

Direção: Claudio Simões

Assistente de Direção: Nayara Homem e Ricardo Fagundes

Elenco: Fernanda Paquelet, Fernando Marinho, Zeca Abreu, George Vladmir, Fabio Ferreira, Laura Haydée

Figurino: Roberto Laplagne

Assistente de Figurino: Ramona Azevedo

Iluminação e Cenário: Eduardo Tudella

Operação de luz: Vinicius Valente

Operação de áudio: Zeca Borges

Cenotécnico e contra-regra: Anderson Alan

Design: Nei Costa

Produção: Multi - Planejamento Cultural

Assessoria de Imprensa Aliança Francesa: Mônica Santana (9118-5501)

Coordenação Cultural: Gina Leite (3336-7599)

Nenhum comentário:

Postar um comentário