sexta-feira, 1 de abril de 2011

2ª Festival Internacional de Improvisação, Espaço Vivo Cultural (São Paulo)


Seis chances para ver teatro de improviso. De graça


TATIANA PIVA

Seis espetáculos feitos sem qualquer roteiro ou ensaio prévio podem ser conferidos a partir de hoje, no Festival Internacional de Improvisação, que pela primeira vez chega a São Paulo, após uma edição realizada em 2010, em Belo Horizonte. Quatro atrações brasileiras e duas estrangeiras compõem a programação, que será exibida até domingo, no Espaço Cultural Vivo e no vão livre do Masp, em um dia.

“A improvisação no Brasil cresceu muito nos últimos anos, principalmente por causa da Internet e de alguns grupos que conquistaram espaço na televisão, então achamos que o Festival deveria acompanhar esse movimento”, declara Assis Benevenuto, curador do evento.

Um dos grupos aos quais ele faz referência e que também fará parte da programação é o Jogando no Quintal, fundado em 2002 e um dos primeiros do gênero no Brasil. A trupe conquistou plateias com o espetáculo homônimo e alguns de seus integrantes fazem parte da equipe do programa É Tudo Improviso, transmitido toda segunda-feira, às 22h45, na Band.

Assis, no entanto, afirma que o objetivo é ir além do improviso no teatro, ao qual o público já tem mais acesso. “O objetivo é expandir o olhar para a improvisação que não está só no teatro, mas também na dança, na música e na cultura popular”, explica.

Para isso, nomes representativos do improviso estarão no evento. Entre eles, os grupos internacionais Improcrash, da Argentina, que apresenta um espetáculo criado a partir de vídeos baixados da internet e o Impromadrid, da Espanha, que há dez anos se dedica à investigação de técnicas de improvisação teatral e está ansioso por vir ao País. “O público brasileiro é muito generoso e participativo. Achamos que vai ser divertida essa mescla de culturas”, diz Ignacio Lopez, um dos integrantes da trupe espanhola.

DIVIRTA-SE

2ª Festival Internacional de Improvisação.

De hoje a domingo, no Espaço Vivo Cultural.

Av. Dr. Chucri Zaidan, 860, Morumbi.

7420-1520. Grátis.

Amanhã, às 11h, no vão livre do Masp:

Av. Paulista, 1.578.

Grátis

PROGRAMAÇÃO COMPLETA:

Hoje

21h – ‘Jogando no Quintal’

Amanhã

11h – Espiral Brinquedo Meu’ – espetáculo de rua com Helder Vasconcelos (PE). Vão Livre do Masp

19h30 – ‘Sobre Nós’ – Uma Companhia (BH)

22h – ‘CORTEN, As Mentiras Efêmeras do Manifesto Conten’ – Impromadrid Teatro (Espanha).

Domingo

16h – ‘Improlândia’ – (RJ) – Infantil. Concepção de Omar Galván com participação de crianças.

19h – ‘Improcrash’ (Argentina)

Nenhum comentário:

Postar um comentário