quarta-feira, 13 de abril de 2011

Canteiro, com a Cia. dos Inventivos, na SubPrefeitura Tucuruvi (São Paulo)

Cia. dos Inventivos

CANTEIRO

Livremente inspirado no romance “Viva o povo Brasileiro!”, o espetáculo é o primeiro de uma trilogia, e homenageia os milhões de heróis brasileiros que constroem este país.

O espetáculo será apresentado gratuitamente no dia 15 de abril (sexta), no Paço da Subprefeitura de Santana/Tucuruvi

Encenado pela Cia dos Inventivos e dirigido por Edgar Castro, o espetáculo é livremente inspirado na obra “Viva o povo brasileiro”, de João Ubaldo Ribeiro, e retrata o cotidiano de um canteiro de obras, durante o horário de almoço, onde cinco trabalhadores estabelecem um divertido jogo teatral, para falarem sobre a possibilidade de se escolher o que comer.

Sobre o grupo:

A Cia. dos Inventivos surgiu em 2004, através de um grupo de alunos da Escola Livre de Teatro de Santo André. Em 2005, com o incentivo do Vai – Programa de Incentivo as Iniciativas Culturais da Cidade de São Paulo, montaram seu primeiro espetáculo. Em 2010, através da Lei de Fomento ao Teatro para a Cidade de São Paulo – 16ª Edição, apresenta o espetáculo teatral, homenageando os milhões de heróis brasileiros, que constroem diariamente este país.

Sobre a obra:

Viva o povo brasileiro é um romance histórico escrito por João Ubaldo Ribeiro e publicado em 1984. A narrativa percorre quatro séculos da história do País. Em suas quase setecentas páginas, vemos da chegada dos holandeses à Bahia, no século XVII, até os anos 70 do século XX, representados ficcionalmente.

Destinado a privilegiar os episódios que, ao longo dos séculos, vieram consolidando a famosa Irmandade do Povo Brasileiro (invasão holandesa, Independência, Farrapos, Guerra do Paraguai, Abolição, República, Canudos), a cronologia vai de 1647 a 1977. A construção da identidade é tema central neste livro.

É considerada uma das mais importantes obras da literatura brasileira. Apresenta histórias inspiradas nas raízes do povo brasileiro, tendo como personagens negros e índios, portugueses e holandeses. Porém o livro não se trata de uma exaltação à história brasileira e sim uma recontagem crítico-satírica da mesma, denunciando a devassidão presente no processo de formação do povo brasileiro.

Sobre o autor:

João Ubaldo Osório Pimentel Ribeiro nasceu na Bahia, mas ainda bebê, mudou-se com a família para Aracaju (SE). Aos seis anos iniciou seus estudos com um professor particular antes de ingressar na escola. Voltou com a família para Salvador e, em 1956, fez amizade com Glauber Rocha, com quem viria a editar revistas e jornais culturais e participar do movimento estudantil.

Estreou no jornalismo, como repórter no "Jornal da Bahia", em 1957, passando depois para "A Tribuna da Bahia", onde chegou a exercer o posto de editor-chefe. Trabalhou também na Prefeitura de Salvador e foi redator no departamento de turismo. Em 1959 participou da antologia Panorama do Conto Bahiano, com "Lugar e Circunstância".

Formou-se em Direito na Universidade Federal da Bahia e fez pós-graduação em Administração Pública, mas nunca exerceu a profissão de advogado. Seu primeiro casamento em 1960, com Maria Beatriz Moreira Caldas, sua colega de faculdade, durou nove anos. Em 1961 participou da coletânea de contos "Reunião" com "Josefina", "Decalião" e "O Campeão". Em 1963 escreveu seu primeiro romance, "Setembro não faz sentido", com o prefácio de Glauber Rocha.

Serviço:

Espetáculo teatral: peça “Canteiro”

Dramaturgia\\ Cia Dos Inventivos

Dramaturgista\\ Daniela Rosa

Elenco: Aysha Nascimento, Flávio Rodrigues, Marcos di Ferreira, Maria Texeira e Rômulo Albuquerque

Direção: Edgar Castro

Local: Paço da Subprefeitura Santana/Tucuruvi

Av. Tucuruvi, 808 - Tucuruvi

Sexta, dia 15/04, às 16h

Entrada Gratuita

IMPRENSA - André Moretti

Contatos

11-82696704 11-62989943 11-430436704

moretti.moretti@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário