segunda-feira, 11 de abril de 2011

Nanda Rovere indica Lobato ou o Labirinto dos Sonhos (São Paulo, SP)


"Lobato ou O Labirinto dos Sonhos"

Um escritor em crise só consegue resolver esse problema com a ajuda de amigos...

Através dessa história interessante, a peça não subestima a criança. Coloca em pauta assuntos que contribuem e ressaltam o respeito ao próximo e fortalecem a idéia da necessidade do outro para nos ajudar a enfrentar as barreiras que a vida nos oferece. Não podemos perder a capacidade de sonhar, nem a força para lutar nos momentos difíceis...

Lobato não consegue cumprir a promessa de terminar um livro com histórias folclóricas. Tudo que coloca no papel lhe soa banal e repetitivo...Desesperado, e sem saber o que fazer, a realidade se fundem em sua mente.

Uma boneca inteligente e vivaz sai de um baú e ajuda Lobato a resolver a sua crise de criação. Numa aventura, cheia de mistérios, encontram um cigano alquimista, uma linda sereia do mar e a curupira. Não dá para saber se o que estamos vendo é realidade ou imaginação de Lobato.

Assim como na obra de Monteiro Lobato, a peça promove leva pessoas de todas as idades a uma viagem deliciosa, mágica e sem limites pela nossa cultura.

Explicar com maiores detalhes a montagem tirará o prazer da descoberta, pois o que vale é deixar a sensibilidade aflorar, o que é fácil diante dos figurinos coloridos e da encantadora trilha sonora, que dá ritmo às cenas e salienta o clima de fantasia.

Pouco a pouco o livro vai ganhando forma, numa lúdica homenagem aos artistas, sobretudo aos escritores que como Monteiro Lobato enriquecem a vida das crianças com suas histórias instigantes...afinal que artista nunca passou por uma crise de criação?.

O elenco está de parabéns, assim como o autor e diretor estreante. Canto, movimentações criativas, um elenco competente e uma direção que valoriza o caráter lúdico do texto, garantem a qualidade da montagem.

Mais quatro apresentações. Essa é a dica de espetáculo infantil para os próximos finais de semana. A vida corrida não possibilita que tenhamos tempo para dar vazão à nossa imaginação, para valorizar o onírico. Peças como Lobato ou O Labirinto dos Sonhos contribuem para que a criança não deixe morrer a sua capacidade de sonhar.

"Lobato ou O labirinto dos Sonhos"

texto e direção: César Augusto, ator e diretor que já fez parte do CPT e hoje trabalha com o diretor Gabriel Villela

classificação etária: 7 anos

Teatro Studio 184

Pça. Roosevelt, 184

Sábado e domingo às 16h00

Elenco: Haroldo Joseh, Ana Paula Grande, Eduardo Tocha Poyares, Yayá Vasconcelos, Giovanna Romanelli e Célia Garcia Ferper.

Produção: HS Produções, do ator Hélio Souto Jr, que esteve em Calígula e agora ensaia Crônica da Casa Assassinada, dir. Gabriel Villela. Adaptação Dib Carneiro Neto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário