segunda-feira, 18 de abril de 2011

Espetáculo As Borboletas estreia no Teatro Gamboa Nova (Salvador, BA)


As Borboletas estreia no Teatro Gamboa Nova

Espetáculo de dança que explora o universo da loucura terá apresentação única no Teatro Gamboa Nova

Depois de apresentações bem sucedidas no Centro de Cultura e Entretenimento de Pojuca (CECEP), o espetáculo de dança As Borboletas vai estrear em Salvador, nesta quinta-feira, dia 21 de abril, às 20h, no Teatro Gamboa Nova. A montagem se inspira no conto de Caio Fernando Abreu, “Uma História de Borboletas”, dialogando diretamente com o universo da loucura e contando com o apoio criativo de usuários dos Centro de Atenção Psicossocial – CAPS. Este trabalho é a mais nova produção do coletivo de artistas Núcleo Vagapara.

As Borboletas fez uma série de seis apresentações em Pojuca, contando com a participação de pessoas com transtornos psiquiátricos. Após os espetáculos, uma roda de diálogo era aberta para proporcionar trocas e extrair as percepções do público sobre o trabalho. “Foi muito bacana ouvir o público e perceber as identificações com as cenas” contou a diretora do espetáculo, Paula Lice.

A montagem mostra a trajetória de um casal que enlouquece silenciosa e solitariamente. O conto traz à tona reflexões sobre a loucura como forma de enxergar e lidar com o mundo. A sensibilidade e a perspectiva poética que o texto abre para leitura da loucura inspirou o grupo de artistas para criar o espetáculo. O processo criativo foi conduzido de forma colaborativa, com a direção, intérpretes, dramaturgo, diálogos com os usuários dos CAPS e psicólogos.

A partir de uma série de sete oficinas promovidas nos centros, os criadores se aproximaram da realidade das pessoas com transtornos psiquiátricos e suas experiências. “As oficinas abriram espaço para podermos conhecer os usuários e seus familiares, perceber o quanto são pessoas criativas. A experimentação com eles contribuiu para nortear o trabalho” explica a diretora da montagem, Paula Lice.

Loucura - “A princípio o interesse era no conto e nas imagens que ele trazia: um casal que tirava borboletas da cabeça. A loucura era um tema dentro do conto de Caio Fernando Abreu e durante a construção do projeto, pesquisamos sobre os CAPS e sobre a luta antimanicomial. Fábio Costa, dramaturgo que está trabalhando conosco é também psicólogo e contribui no olhar para o conto e a experiência que tivemos com os usuários dos CAPS” revela Lucas Valentim, bailarino e membro do coletivo Núcleo Vagapara.

As Borboletas – Com muito diálogo, criação colaborativa e experimentação, o espetáculo de dança foi ganhando forma. Os dois intérpretes desenham seu movimento com muita integração e explorando as possibilidades do contato improvisação. A dramaturgia propõe não necessariamente o uso da palavra, mas um roteiro de discurso e ideias alinhavando as movimentações e ambientações propostas.

A iluminação, concebida por Márcio Nonato, será manipulada pelos intérpretes durante a execução dos movimentos, utilizando luminárias variadas. Elas serão também as responsáveis pela criação de cenografia do espetáculo, juntamente com as borboletas em origami produzidas nas oficinas e em cena pelos bailarinos. A direção musical é assinada por Ronei Jorge, que está investigando a criação de uma ambiência sonora, traduzindo os sons desse espaço habitados pelos dois personagens.

As Borboletas é vencedor do edital Yanka Rudzka de Apoio à Montagem de Espetáculos de Dança, promovido pela Fundação Cultural do Estado da Bahia e Fundo de Cultura do Estado da Bahia - Secretaria de Cultura.

Núcleo Vagapara – Este é o mais novo trabalho do Núcleo Vagapara, coletivo de amigos e artistas de diferentes linguagens artísticas: dança, teatro, instalação, audiovisual. Criado em 2007, o coletivo já realizou trabalhos como Cookie (2007), Fragmentos de um só (2010), o videodança Mulheres de Magritte (2008), Estudo para Cabide, “Troca Imediata de Saliva e Suor”, a intervenção urbana “Isto é apenas uma mulher” (2009) e o videodança “Paixão Nacional” (2010).

Em Julho, o grupo estreará um novo trabalho “Isto é apenas uma Mulher com Pano na Cabeça”, que terá direção de Márcio Nonato, além das intérpretes criadoras Isabela Silveira e Olga Lamas. Ainda mais cinco dançarinas ou atrizes serão agregadas ao processo, por meio de uma mini-residência artística que ocorrerá no mês de abril. O espetáculo foi premiado pelo Edital Klauss Vianna da Funarte em 2010.

Em parceria com o Coletivo Quitanda, o Núcleo Vagapara vai circular pelo interior do estado apresentando cinco trabalhos em dança. O projeto foi selecionado no Edital Ninho Reis de circulação de dança da FUNCEB 2010. Também está em desenvolvimento o Vagaparações - Autonomia e Colaboração, que consiste num conjunto de ações artísticas de manutenção do grupo, com recursos do Edital de Apoio a Grupos de Dança da FUNCEB 2010/2011.

Nesses quatro anos de produção artística, o coletivo se destaca pela constante produção e variedade de combinações entre seus membros – nem sempre é necessário que todos os participantes façam parte do trabalho. A cada nova produção, uma composição é construída, o que gera um volume de novos projetos, espetáculos de dança e teatro, solos, vídeos.

Ficha Técnica

Direção: Paula Lice

Dramaturgia: Fábio Costa

Bailarinos: Lucas Valentim e Thúlio Guzman

Produção: Daniel Moura

Direção Musical: Ronei Jorge e Luciano Simas

Iluminação: Márcio Nonato

Figurinos: Soddi

Fotos: Nilson Rocha e João Meirelles

Serviço:

Onde: Centro de Cultura e Entretenimento de Pojuca (CECEP) (Rua Conselheiro Chaves, s/n Pojuca)

Teatro Gamboa: Rua Gamboa de Cima, 3 Aflitos – Tel.: (71)3339-2418 Salvador

CAPS – Garcia

Quando: data e horário

Teatro Gamboa Nova: 21/04, às 20h

CAPS Garcia, dias 4, 5 , 6, 11, 12 e 13 de maio, às 16h

Quanto: Gratuito CAPS e CECEP e R$10,00, no Gamboa Nova.

Realização: Núcleo Vagapara

E-mail: monica.jornalista@ymail.com

Site: http://www.nucleovagapara.blogspot.com/ 

Contato: Mônica Santana (assessora de imprensa de Borboletas) - 9118-5501

Daniel Moura (produtor) – 8806-0661

Nenhum comentário:

Postar um comentário