segunda-feira, 11 de abril de 2011

Curso de Teatro do Oprimido de Augusto Boal na UNIRIO (Rio de Janeiro,RJ)


Venho solicitar apoio na divulgação desta atividade gratuita na UNIRIO -Urca, RJ. 

G-E-S-T-O/NEPAA/UNIRIO e CASA VIVA

apresentam

O Teatro do Oprimido de Augusto Boal na UNIRIO

O curso O Teatro do Oprimido de Augusto Boal é uma iniciativa do G-E-S-T-O - Grupo de Estudos Superiores em Teatro do Oprimido. O G-E-S-T-O é uma das linhas de pesquisa do NEPAA/UNIRIO em parceria com o Instituto CASA VIVA/Pesquisa e Produção Teatral com o apoio do Centro de Teatro do Oprimido do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas e da Vice-Reitoria de Extensão da UNIRIO – Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

O G-E-S-T-O visa divulgar e difundir a metodologia, técnica e pedagogia do Teatro do Oprimido desenvolvido por Augusto Boal e auxiliar na capacitação e formação profissional no ensino das artes cênicas de professores, atores, arte-educadores no Rio de Janeiro e em escolas de teatro de todo o país através de cursos, seminários, palestras, e compartilhamento de arquivos de textos, imagens e vídeos utilizando, como principais ferramentas de comunicação, as novas mídias e tecnologias digitais.

O método do Teatro do Oprimido, de Augusto Boal embora seja conhecido e utilizado em mais de 70 países e em diversas regiões do Brasil, ainda não foi difundido nas escolas oficiais de teatro brasileiras como merecia, tanto nas de licenciatura, quanto nas de formação do ator. O curso será ministrado pelos integrantes do G-E-S-T-O com a coordenação técnico-pedagógica do prof. Licko Turle e a supervisão de curingas do CTO - que teve direção de Augusto Boal por 23 anos. O curso terá a duração de dois semestres, com um encontro semanal de 03 h/a cada. São oferecidas duas turmas, às terças feiras: uma pela manhã, das 10:30h às 13h; e outra, à noite, das 19h às 22h.

PROGRAMA:

Módulo I – De abril a junho - Introdução ao pensamento de Augusto Boal e apresentação do método Teatro do Oprimido e suas diferentes técnicas como o Teatro-Imagem, Teatro-Invisível, Arco-Íris do Desejo, Jogos e Exercícios com ênfase na técnica do Teatro-Fórum e na formação de multiplicadores.

Módulo II – Julho - Trabalho livre de campo, onde os alunos (individualmente ou não) devem aplicar o conhecimento adquirido em suas comunidades, grupos teatrais, entidades, salas de aula, etc, com acompanhamento, se solicitado, dos integrantes do G-E-S-T-O e a supervisão técnico-pedagógica dos pesquisadores do NEPAA-UNIRIO. Os alunos deverão apresentar relatório escrito de suas experiências ou registros audiovisuais semanais para que possam receber apoio na multiplicação durante o Módulo II. Esta atividade não é obrigatória, mas, recomendável.

Módulo III – De agosto a novembro contará com aplicação de novos jogos, exercícios e técnicas do T.O., com ênfase na Estética do Oprimido. O Módulo III deve terminar com apresentação pública de, pelo menos, um dos trabalhos artísticos realizados. Os relatórios e registros das experiências realizadas no Módulo II podem servir de base para o Módulo III, caso sejam consistentes.

CURSO: O Teatro do Oprimido de Augusto Boal

PÚBLICO-ALVO: atores, estudantes, pesquisadores e professores de teatro

LOCAL: Escola de Teatro do Centro de Letras e Artes da UNIRIO – Campus Urca/RJ

DIA: Terças-feiras

HORÁRIO:

Turma I (manhã) - das 10h às 13h – Início dia 12 de abril de 2011

Turma II (noite) das 19h às 22h – Início dia 19 de abril de 2011.

FICHA TÉCNICA:

Coordenação Técnico-pedagógica: Prof. Ms. Licko Turle – NEPAA/UNIRIO/CASA

VIVA

Coordenação de Relações Institucionais: Prof. Dr. Zeca Ligiero –

NEPAA/UNIRIO

Orientadores: Equipe do G-E-S-T-O/NEPAA/UNIRIO

Supervisão: Centro de Teatro do Oprimido

IMPORTANTE : Todo o processo dos Módulos I e III serão registrados em audiovisual para a produção de conteúdo e análise posterior do G-E-S-T-O para fins científicos. Todos devem assinar a autorização do direito ao uso de imagem.

Inscrições gratuitas pelos e-mails: Fernanda fpamoreira@gmail.com  ;

Prisicila pris.sk8@hotmail.com  ; Gabriela gabrielachiari@yahoo.com.br

UNIRIO - Endereço: Avenida Pasteur, 436 – Fundos – Urca, Rio de Janeiro, RJ

BIBLIOGRAFIA SUGERIDA:

BOAL, Augusto - O Teatro do Oprimido e Outras Poéticas Políticas

____________ Jogos para Atores e o Não-ator

_____________Técnicas latino-americanas de teatro popular

_____________Teatro Legislativo

_____________O Arco-íris do Desejo

_____________A Estética do Oprimido

Revista Metaxis – Publicação do Centro de Teatro do Oprimido

LIGIERO, Zeca, ADLER, Vitor Hugo, TELLES, Narciso - Teatro e Dança como Experiência Comunitária

Nenhum comentário:

Postar um comentário