segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Buk na Rua, produção de Marcos Berman na Pr. Roosevelt (São Paulo, SP)


“Buk na Rua – Teatro Noturno Para Adultos Insones”


A Anti Cia de Teatro, contemplada pelo PRÊMIO FUNARTE ARTES CÊNICAS NA RUA, faz apresentações gratuitas pelo ABCD Paulista e fecha itinerância paulista na Praça Roosevelt.

“Teatro na rua e não teatro de rua” é a primeira coisa que o diretor da Anti Cia de Teatro, Fernando Maatz, faz questão de esclarecer. Segundo o diretor “as peças de rua sempre usam tambores e fitas, sempre têm aquele clima alegrinho de teatro popular. Não é esse o nosso caso, estamos fazendo Bukowski, um escritor maldito, na rua e a noite”.

É esse raciocínio antagônico que tem permeado a Anti Cia de Teatro, grupo que se formou na UNI-RIO, onde os membros da trupe, na época estudantes, se conheceram. Os dois espetáculos anteriores da Cia, O Anti Cabaré da Cia e Gran Circo Del Diablo, trilhavam esse caminho através de temas ousados como incesto e satanismo. “Nesses espetáculos o texto era criado pelos atores a partir de improvisação. Decidimos que havia chego o momento de encenar um texto de escritor”, comenta o diretor.

Em Buk na Rua – Teatro Noturno Para Adultos Insones, que conta com a parceria para a viabilização da montagem em São Paulo e ABCD do produtor teatral paulistano Marcos Berman, a Anti Cia encena, a cada dia, 4 contos do genial escritor underground Charles Bukowski, O Velho Safado. A obra de Bukowski é conhecida pelo aspecto marginal, sempre retratando a vida que ocorre nos bares e na noite, horário em que os solitários e bêbados saem em busca de um trago e de alguma esperança.

O espetáculo foi, segundo o jornalista Heliberton Onces, uma das revelações do Festival de Teatro de Curitiba de 2008.

Em maio, junho e julho do mesmo ano a Anti Cia de Teatro apresentou “Buk na Rua – Teatro Noturno Para Adultos Insones” no Baixo Gávea, onde a obteve reconhecimento de pessoas representativas da classe teatral carioca, tais como: Ciça Guimarães, Guida Viana, Ernesto Piccolo e Cristina Pereira.

Ainda no Baixo Gávea, a peça chamou a atenção do jornalista João Pimentel que em 30 de junho de 2008 publicou matéria sobre o espetáculo no Segundo Caderno do jornal O Globo.

Em 2009 a Cia foi contemplada pelo Programa de Intercâmbio e Difusão Cultural do Ministério da Cultura e participou do Festival de Teatro de Curitiba, onde apresentou uma nova versão do espetáculo.

Ganhadora do PRÊMIO FUNARTE ARTES CÊNICAS NA RUA com o projeto “Siga o Buk - Projeto de Itinerância pelo ABC Paulista” a peça fará temporada pelo Estado de São Paulo em Setembro de 2010.

Serviço:

· TEATRO GRÁTIS.

· Peça: “Buk Na Rua – Teatro Noturno Para Adultos Insones”.

· Locais e datas:

São Paulo: sábado, dia 18/09 – às 22h30min, no vão da Praça Roosevelt.

São Bernardo do Campo: terça-feira, dia 14/9 - às 19h, na Praça da Igreja Matriz;

São Caetano do Sul: quarta-feira, dia 15/9 – às 18h30min, no Boulevard Pedro Martins (em frente à Fundação das Artes);

Santo André: quinta-feira, dia 16/9 – às 20h30min, na Cocha Acústica;

Diadema: sexta-feira, dia 17/9 – às 20h, na Praça da Moça.

· Realização: Anti Cia de Teatro.

· Produção: Marcos Berman

· Autor: Charles Bukowski.

· Adaptação: Anti Cia de Teatro.

· Duração: 50 min.

· Elenco: Bruno Aragão / Fabiana Fontana / Helen Miranda / Janaína Russeff.

· Direção: Fernando Maatz.

· Cenário: Ricardo Marques.

· Luz: Aramis David Correa e Anderson Ratto.

· Trilha Sonora ao Vivo: Leonardo Dela Coleta – (Comboio de Cordas).

· Sinopse: Contos de Charles Bukowski encenados de noite na rua. A cada apresentação um novo conto é apresentado.

· Faixa Etária Recomendada: 16 anos.

Fotografias: Renato Marques

Sinopse Completa:

Contos do grande escritor Charles Bukowski encenados de noite na rua.

“A mulher mais linda da cidade”: história sobre Cass, a mulher mais linda, que não tolera a própria beleza num mundo que se basta com as aparências.

“Uma senhora ressaca”: alcoólatra convicto não se lembra do que fez na noite passada e é acusado de ter molestado uma criança.

“Todo grande escritor”: um dia na vida de Henry Mason, editor que é obrigado a aturar os escritores malucos que não se conformam em não serem publicados.

“Dei um tiro num cara lá em Reno”: colagem de textos de Bukowski onde os 4 atores preparam drinks que oferecem pra platéia.

Contatos:

MARCOS BERMAN – produtor

E-mail: marcosberman@yahoo.com.br

Telefones:

11 9601-8501 / 11 3082-6814

Nextel: 11 7821-4357 CD: 86*226207

Marcos Berman - Diretor de produção

65 Produções Artísticas

Tel: 11 3082.6814 / 11 9601.8501

Nextel: 11 7821.4357 / ID 86*226207

Nenhum comentário:

Postar um comentário