sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Sintoma, com Angela Sassine, no Teatro Sergio Cardoso (São Paulo, SP)


Espetáculo Teatral Adulto com a atriz e cantora Angela Sassine

direção de Silvana Abreu

Distúrbios Funcionais? Decadência orgânica? Batimentos cardíacos alterados? Dificuldade em controlar seus impulsos? Sinal de Alerta! Você precisa assistir:

*Sintoma*

O guia prático de completo autodomínio.

Foto: Cesar Diniz

Release

A atriz e cantora Angela Sassine estará novamente nos palcos paulistanos com o espetáculo “Sintoma” a partir de 20 de agosto, no Teatro Sérgio Cardoso. Tratando de maneira divertida sobre liberdade e sexualidade, a encenação inclui mímica, dança e uma trilha sonora especialmente selecionada com tangos de Astor Piazzolla e Carlos Gardel. A atriz canta, dança e divide com o público confissões engraçadas e emocionantes sobre sua intimidade. A produção é da Cia. Silvana Abreu.

A personagem Mercedes Vieira de Carvalho é uma dama distinta e respeitável que aguarda a consulta na sala de espera do analista. Com fino humor, ela se vê abalada por um desconhecido sintoma e não consegue controlar as mãos. Na tentativa de manter a ordem, ela fala sobre comportamento e dá uma aula muito inusitada sobre etiqueta e boas maneiras.

O espetáculo conta com figurino criado especialmente pelo estilista de renome internacional Fause Haten, que atualmente assina também os trajes do musical “O Médico e o Monstro”. Em “Sintoma”, ele encontrou a estética perfeita para simbolizar as cascas endurecidas da repressão dos desejos. A libertação dessa armadura é ponto chave na dramaturgia e acontece quando a personagem descobre que pode livra-se do peso e experimentar a leveza, revelando então um vestido claro, sensual e alegre.

Sintoma é uma maneira divertida de questionar o comportamento humano e refletir sobre nossas pequenas neuroses, como explica a diretora Silvana Abreu: “Esta senhora elegante, de porte altivo, de fala segura e bem estudada, revela, no exacerbar de seus traços, os absurdos presentes no cotidiano de mulheres e homens”.

clique na imagem para ler melhor


Para a atriz Angela Sassine, a personagem é uma forma de exorcizar um passado que já não faz sentido: “Através da mímica, de improvisos, dos textos e dos tangos de Gardel e Piazzolla, encontrei a persona ideal que me conduziu a esta intensa jornada emotiva”.

Com apoio da Secretaria de Estado da Cultura e da APAA – Associação Paulista dos Amigos da Arte, a peça ficará em cartaz de 20 de agosto até 10 de outubro no Teatro Sérgio Cardoso, na Bela Vista. Entrando agora em sua 3ª temporada, cumpriu bem sucedida carreira em 2008, no Centro Cultural São Paulo, e em 2009, no Teatro Arthur Azevedo. A montagem recebeu vários prêmios, destacando o Prêmio Funarte de Teatro Myriam Muniz / Petrobras de 2007.

O espetáculo conta ainda com o importante apoio de parceiros que valorizam e colaboram com a cultura da cidade. São eles: Jacques Janine Jd. Paulista, Academia Gaviões, Cantina Piolin, Restaurante Planeta´s, Cantina Luna di Capri, The Cithy Soluções Gráficas e Em Condomínios Comunicações.

Trilha Sonora

A trilha sonora, composta por tangos de Piazzolla e Carlos Gardel, tem uma presença marcante e funciona como uma personagem invisível. O tango surge, ora sutil, oraenfático, para provocar essa mulher tão séria, desestabilizando suas certezas e desafiando seus desejos por outro tipo de vida. Em um momento de delírio, ela chega a incorporá-lo, e a atriz canta ao vivo “Tango para Teresa”, canção que ficou imortalizada na voz de Angela Maria.

Prêmios

Foto: Cesar Diniz

Espetáculo mais premiado no 5º Festival Nacional de Teatro de Limeira:

• Melhor Atriz

• Melhor Texto Original

• Melhor Figurino

entre outros, além das indicações para: Melhor Direção, Trilha Sonora e Iluminação.

Ficha Técnica

Texto, Concepção e Atuação: Angela Sassine

Direção: Silvana Abreu

Figurinos: Fause Haten

Coreografias: Marina Athié Gebara

Criação de Luz: Luis Louis e Silvana Abreu

Sonoplastia: Fernando Mastrocolla e Silvana Abreu

Arranjos de “Tango para Teresa”: Kalau

Operação de Luz: Allan Silveira

Operação de Som: Luciano Borges

Programação Visual: Josiel Bastos

Fotos: Cesar Diniz

Produção: Cia. Silvana Abreu

Website: http://www.silvanaabreu.com/

Assista trechos da peça em: http://www.silvanaabreu.com/

Chamada

Senhora distinta, abalada por um desconhecido sintoma, aguarda na sala de espera do analista. Tentando conter-se, dá uma aula divertida sobre etiqueta e boas maneiras.

Sinopse

Uma dama distinta aguarda na sala de espera do analista. Com fino humor, ela se vê abalada por um desconhecido sintoma e não consegue controlar as mãos. Na tentativa de manter a ordem, fala sobre comportamento e dá uma divertida aula sobre etiqueta e boas maneiras, usando mímica, canto e dança. A trilha sonora traz tangos selecionados de Astor Piazzolla e Carlos Gardel.

Serviço

Espetáculo “Sintoma” com Angela Sassine

De 20 de agosto a 10 de outubro de 2010

sextas e sábados às 21h, domingos às 19h

Ingressos: R$ 20,00 (inteira) e R$ 10,00 (meia)

Gênero: Tragicomédia

Duração: 50 minutos

Indicação Etária Recomendada: a partir de 12 anos

Teatro Sérgio Cardoso – Sala Paschoal Carlos Magno

R. Rui Barbosa, 153 – Bela Vista – São Paulo/SP

Telefone: (11) 3288-0136

Capacidade: 144 lugares

Horário da bilheteria: quarta a domingo a partir das 15h.

Vendas Ingresso Rápido

Cartões: Visa/Visa Electron/Mastercard/Redeshop

Estações do Metrô Próximas: São Joaquim e Brigadeiro

Acessibilidade para Pessoas com Necessidades Especiais

Ar-condicionado

Contatos produção:

Cia. Silvana Abreu

(11) 3539-2985 / 7150-9607

cia@silvanaabreu.com

http://www.silvanaabreu.com/

Fotos para imprensa:

Fotos em alta resolução em

www.silvanaabreu.com/sintoma-fotos.htm

Créditos: César Diniz

Angela Sassine

Atriz e Cantora, formada pelo Teatro Escola Macunaíma. Atuou em diversos espetáculos teatrais, entre eles: “O Casamento Suspeitoso” de Ariano Suassuna, direção de José Nelson Freitas; “Sai da frente que atrás vem gente” de Alberto de Abreu e direção de Rubens Brito; “Filhos do Medo” de Roniwalter Jatobá, adaptação de Benê Rodrigues e direção de Ednaldo Freire; “De Pernas Pro Ar” de Miguel Angelo Filiage e direção de Rubens Brito; “Assim nos Conta Tchekhov”, direção de Vitor Mendez, “Teresa D'Ávila” de Deonísio da Silva e direção de José Nelson Freitas e “O Genro de Muitas Sogras” de Arthur Azevedo e direção de Cacá Amaral.

Tem formação em Mímica Total e Teatro Físico com Luis Louis. No “Manifesto da Mímica Total” criou o espetáculo “Sintoma” e também foi co-autora e atriz em “650 Mil Horas”.

Seu espetáculo-solo “Sintoma” foi o mais premiado no 5º Festival Nacional de Teatro de Limeira: Melhor Atriz, Melhor Texto Original, Melhor Figurino e 3º Melhor Espetáculo, além de indicações para Melhor Direção, Trilha Sonora e Iluminação.

Silvana Abreu

Atriz, diretora e produtora teatral. Tem formação em Mímica e Teatro Físico e foi integrante do Núcleo de Pesquisa e Criação da Mímica Total do Brasil coordenado por Luis Louis. Participou do “Manifesto da Mímica Total” como atriz, autora e diretora do espetáculo-solo “Risco de Vida”, diretora do premiado “Sintoma”, além de ser co-autora e atuar em “650 Mil Horas”.

Idealizou e produziu o Projeto Solos do Brasil, com Denise Stoklos, quando criou o espetáculo "Micro-Revolução De Um Ser Gritante", inspirado na obra de Clarice Lispector, diversas vezes premiado em vários festivais e apresentado desde 2003 pelo Brasil, América Latina e Europa.

Participou do Grupo Hur de pesquisa em teatro-dança butoh, coordenado por Flávia Pucci. Trabalhou com Ricardo Karman, Marco Antônio Braz, Gianni Ratto, Antonio Abujamra e Hugo Rodas. Estudou filosofia com Luiz Fuganti. Estudou também com Luiz Carlos Vasconcelos, Cida Moreira e Mariana Muniz. Dirigiu o recital dramático "Jardim Noturno".

Coordena cursos e orienta grupos nas áreas de expressão corporal, mímica, performance, dramaturgia e teatro. Tem formação em trabalho corporal neo-reichiano pelo Instituto Gaia Revida (Brasil) e pelo Skan Institute for Reichian Bodywork (Alemanha).

Cia. Silvana Abreu

Desde 2003 desenvolve a chamada “Dramaturgia do Desejo”, contemplada com o Prêmio Interações Estéticas 2010 da Funarte / Ministério da Cultura, e que integra técnicas de teatro físico, dança, seleção, apropriação e criação de textos e a Filosofia Contemporânea de Afirmação da Vida. Destaque para “Micro-Revolução de um ser Gritante” inspirado em Clarice Lispector e criado no Projeto Solos do Brasil, coordenado por Denise Stoklos. Foi premiado no Brasil, América Latina e Europa. “Sintoma”, com Angela Sassine, segue para a 3ª temporada de sucesso em São Paulo. Foi o trabalho mais premiado no 5º Festival Nacional de Teatro de Limeira. “Risco de Vida”, com Silvana Abreu, foi criado com o Prêmio Funarte Myriam Muniz/Petrobras, estreou no I Manifesto da Mímica Total e fez a abertura do Projeto SESC Verão 2010. Sua versão “street” participou do 5º Festival Internacional de Dança em Paisagens Urbanas e do Projeto Seis na Sé.

Nenhum comentário:

Postar um comentário