terça-feira, 14 de setembro de 2010

Gatomaquia, de Lope de Vega, no Teatro Poeira (Rio de Janeiro, RJ)


Gatomaquia

Teatro Poeira apresenta


GATOMAQUIA, de Lope de Vega

com o grupo uruguaio La Cuarta Colectivo Artístico

somente nos dias 24, 25 e 26 de setembro

Adaptado da novela de Lope de Vega, Gatomaquia conta, de modo irreverente e bem-humorado, as confusões de dois gatos – Marramaquiz e Micifuf – às voltas pelo amor da bela Zapaquilda. Metaforicamente, os personagens revelam os méritos e deméritos da condição humana. A versão para o palco de Héctor Manuel Vidal transformou a obra em versos num criativo jogo teatral. O convite para as apresentações no Teatro Poeira partiu do diretor Aderbal Freire Filho que assistiu a uma apresentação da peça em turnê pelo Brasil.

Paradoxalmente – ou não –, o último texto teatral de Lope de Vega, torna-se hoje, alguns séculos mais tarde, um pretexto para o teatro. Hector Manuel Vidal acompanhado por uma equipe de jovens artistas formados na Escola de Arte Dramática de Montevidéu, com presença significativa no cenário uruguaio, adaptou o romance em verso, transformando-o em uma peça de teatro: Gatomaquia. Mas a adaptação é sutil e, especialmente, cênica. O verso mantém-se e também guarda a história. O desafio é manter o estilo narrativo, revisitando algumas maneiras de contar a história imaginada por Lope. Cada uma das sete partes em torno das quais o autor estruturou a paródia, serão trabalhadas em um estilo diferente. O fio condutor continuará sendo, como no original, o verso, a paródia e, claro, a história em si.

Parodiando a forma clássica, suas personagens e argumentos, o amor, os ciúmes, a bruxaria, a guerra e a morte, Lope parodia com esse texto de 1634 também sua própria obra. E entregando-se ao espelho do humor, mostra-nos com cinismo e picardia o melhor e o pior do ser humano. Na encenação de Hector Manuel Vidal, enquanto os gatos lutam pelo amor da Zapaquilda, os atores executam instrumentos e manipulam os elementos do cenário, lembrando as apresentações do Século de Ouro espanhol.

Gatomaquia recebeu os prêmios: Mejor espectáculo, Mejor director y Mejor elenco – Florencio 2007/Asociación de Críticos Teatrales del Uruguay, no Uruguay; IRIS de Plata/Diario El País, no Uruguay; Mejor espectáculo extranjero 2008 – Premios Teatro del Mundo de la Universidad de Buenos Aires (UBA), na Argentina.

HECTOR MANUEL VIDAL

Encenador uruguaio com uma trajetória artística de mais de 40 anos, Hector Manuel Vidal foi diretor artístico da Comédia Nacional do Uruguai, companhia oficial criada em 1947 e sediada no Teatro Solís, principal casa de espetáculos do país. Criou espetáculos com textos de Pinter, Ionesco, Valle-Inclán, Buchner, Whitemore, Maeterlinck, Shakespeare, Brecht, Miller, Lagarce, entre outros. Algumas de suas montagens foram apresentadas em festivais internacionais e fizeram turnês por vários países. Foi por alguns anos professor convidado da Universidade da Costa Rica e diretor artístico da Companhia Nacional de Teatro daquele país. Alguns de seus espetáculos mais destacados: Galileu, Galilei; Tirano Banderas; La boda; Pericles; Los ciegos; Gatomaquia.

TEMPORADAS INTERNACIONAIS

§ URUGUAY: Teatro Victoria de Montevideo; Sala Movie Center de Montevideo; Festival de teatro de Punta del Este; Gira por el interior de Uruguay/10 ciudades; Teatro El Galpón

§ ARGENTINA: Teatro del Sur de Buenos Aires; Teatro El Cubo de Buenos Aires; Festival Internacional de Rafaella - Santa Fe; Festival de Teatro de Mendoza (Mendoza Capital y San Martín); Festival Cervantino de la Ciudad de Azul - Provincia de Buenos Aires

§ ECUADOR: Red de Festivales de Ecuador; Quito - Guayaquil – Manta; Gustavo Zidan

§ ESPAÑA: Festival de Teatro Clásico de Almagro; Festival Iberoamericano de Cádiz - edición 2009

§ BRASIL: Festival Internacional de Londrina 2010; Festival Internacional de Porto Alegre 2010

§ COLOMBIA: Festival Internacional de Teatro de Manizales (a realizar em 2010)

§ CHILE: Festival Internacional Santiago a Mil – Santiago de Chile (a realizar em 2010)

FICHA TÉCNICA

Adaptação e Direção: Héctor Manuel Vidal

Elenco: Fernando Dianesi, Santiago Sanguinetti, Natalia Bolani, Leonor Chavarría

Direção Técnica: Claudia Sánchez

Composição e direção musical: Fernando Ulivi

Figurino: Paula Villalba

Regência: Carmem Barral

Operador de audiovisual: Roberto Motz

Dramaturgia: Laura Pouso

Produção Geral: Gustavo Zidan – La Cuarta

Realização: La Cuarta y Katoen Natie Teminal Cuenca del Plata

Apoio: Embaixada da Espanha no Uruguai

Assessoria de Imprensa (RJ, Brazil): Ney Motta

SERVIÇO

Teatro Poeira. Rua São João Batista 104, Botafogo. Telefone: 2537-8053

Funcionamento da bilheteria: 3ª a sábado de 15h às 21h e domingo de 15h às 19h

Capacidade de público: 182 lugares

Temporada: 24, 25 e 26 de setembro (únicas apresentações)

Horários: sexta e sábado às 21h e domingo às 19h

Ingresso: R$ 20,00 (inteira) R$ 10,00 (meia)

Classificação indicativa: Livre

Duração: 85 minutos

Nos dias que antecedem as apresentações no Rio de Janeiro, o diretor Hector Manuel Vidal ministrará uma oficina teatral de 21 a 25 de setembro no palco do Teatro Poeira. Os interessados (autores, diretores, atores e teóricos) devem se escrever no local. Informações pelo telefone: 2537-8053.

ATENDIMENTO À IMPRENSA

assessoria de imprensa Ney Motta

arteContemporânea comunicação

21 2539-2873 e 8718-1965

neymotta@terra.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário