sexta-feira, 10 de setembro de 2010

XVII Festival Nordestino de Teatro vai encerrando (Guaramiranga, CE)

 
o ator Ricardo Guilherme, em cena

Ricardo Guilherme é homenageado no XVII FNT em Guaramiranga por seus 40 anos de teatro


Com quatro décadas de dedicação ao teatro e uma teatrografia de mais de 100 espetáculos realizados, o cearense Ricardo Guilherme, criador do Teatro Radical, é homenageado neste sábado, 11, último dia do XVII Festival Nordestino de Teatro de Guaramiranga – FNT, que teve início no dia 04 na cidade serrana do Ceará. É também uma homenagem pela ligação artística e afetiva de Ricardo Guilherme com o festival, em toda sua trajetória, como ator, debatedor, professor ou consultor.

O homenageado recebe o Troféu Beija Flor na solenidade de encerramento do XVII FNT, às 22 horas na Praça do Teatro Municipal Rachel de Queiroz. Na ocasião será entregue também o troféu ao melhor espetáculo da Mostra Nordeste eleito pelo júri popular do festival. Desta edição, nove montagens participaram desta mostra, sendo uma de cada estado da região.

Após a solenidade, Ricardo Guilherme sobe ao palco do Teatro Municipal Rachel de Queiroz, às 23h, com o espetáculo A Divina Comédia de Dante e Moacir, onde assina também texto e direção. Nele, Dante Alighieri (1265-1321), poeta italiano autor de A Divina Comédia (poema épico escrito entre 1307 e 1321), e Moacir, personagem do romance Iracema (publicado em 1865) de José de Alencar (1829-1877), filho de Iracema e Martim Soares Moreno, fazem uma viagem ao céu, onde Deus espera o prototípico cearense para um acerto de contas sobre a condição de judeu errante que caracteriza a cearensidade. Moacir e Dante percorrem, então, os tortuosos caminhos que os levam ao paraíso, passando pelo Purgatório, Inferno e Limbo. Após o diálogo com Deus, Moacir volta à Terra.

Mostra SESC PALCO GIRATÓRIO com MI MUÑEQUITA

O festival apresenta também no sábado, às 20 horas, no Teatro Municipal Rachel de Queiroz, um espetáculo da mostra SESC PALCO GIRATÓRIO, Mi Muñequita, montagem produzida pela Ponte Cultural, de Santa Catarina. Entre o drama e a comédia, a peça conta a história de uma adolescente que usa sua boneca preferida, La Huerfanita, para enfrentar e se libertar da violência gerada pela própria família. A menina, chamada na peça de La Nena, vive com seus parentes desajustados, La Madre, uma mulher frustrada, El Padre, um homem ausente e El Tio, um senhor rancoroso, em um perverso jogo de adultos que inclui traumas e vinganças.

O texto original, de Gabriel Calderón, faz enorme sucesso no Uruguai, em cartaz há quatro anos. Esta é a primeira vez que a obra é adaptada para a língua portuguesa. Na versão tupiniquim, traduzida por Esteban Campanela e com direção de Renato Turnes, Mi Muñequita ganha novas cenas e improvisos. O tom melodramático, tão comum na estética latina, é o ponto forte desta obra tragicômica.

A programação do último dia do XVII FNT conta ainda com a MOSTRA DE CULTURA POPULAR TRADICIONAL com o Reisado Mirim do Sítio Arábia, às 10 horas na Praça do Artesanato. Às 16 horas sai o CORTEJO DE CARETAS pelas ruas da cidade. Às 17 horas, a mostra PALCO CEARÁ conta com o grupo Teatro de Caretas na Praça do Teatro. Às 18h, na Praça do Artesanato, acontece a mostra TEATRO INFANTIL com o Circo Tupiniquim em Mal Me Quer! Mal me Quer? Às 19h, na Praça do Teatro, a Mostra de CULTURA POPULAR TRADICIONAL promove um Encontro de Reisados de Guaramiranga.

No Programa de Formação do FNT, termina o neste sábado o CICLO DE DEBATES sobre os espetáculos da Mostra Nordeste, às 10h na Sala do Mosteiro. Termina também o VIII Encontro e Artistas Pesquisadores, às 14 horas no Mosteiro, com os seguintes participantes: Diego Cavalcante (CE) – “A Arte do Corpo em Movimento”; Tiago Fortes (CE) – “O que Pode o Corpo de um Ator: outros modos de Sentir-Pensar-Existir a partir de Artaud”; e Wellington Junior (CE) – “Réquiem para meus Pais: Eros, Tanatos na Performance Contemporânea”.

SEXTA (10) no FNT: Paraíba, Maranhão e Bahia em cena

Dois espetáculos da MOSTRA NORDESTE e um convidado marcam a programação de sexta-feira, 10, no XVII FNT, Na MOSTRA NORDESTE, o Coletivo de Teatro Alfenim, da Paraíba, apresenta Milagre Brasileiro, às 19h no Teatro Municipal Rachel de Queiroz, e a Pequena Companhia de Teatro, do Maranhão, encena Pai e Filho, às 21h no Teatrinho Rachel de Queiroz. À meia-noite, no Teatro Municipal, o FNT recebe, como CONVIDADO, o grupo da UFBA - Universidade Federal da Bahia, com A Gente Canta Padilha.

Milagre Brasileiro é um espetáculo experimental que aborda os “anos de chumbo” da Ditadura Militar, culminando com a decretação do AI-5. Seu foco é o “desaparecido político”. Sujeito cuja estranha condição, nem morto nem vivo, serve de ponto de partida para a investigação de um dos períodos mais sombrios da história brasileira. A partir da experimentação de novas formas narrativas, e com a execução ao vivo de sua partitura musical, o espetáculo põe em cena a figura mítica de Antígona para dialogar com nossos mortos. Também utiliza como referência o “teatro desagradável” de Nelson Rodrigues e seu “Álbum de Família”. Com texto e direção de Márcio Marciano e direção musical de Wilame AC e Diego Souza, o espetáculo foi contemplado pelo Prêmio Myrian Muniz de Teatro – FUNARTE/2008 e estreou em João Pessoa em março de 2010, no Teatro Ariano Suassuna.

Pai e Filho é uma das poucas produções teatrais maranhenses contempladas no Prêmio Myriam Muniz – FUNARTE/2009 de montagem de espetáculo. A Pequena Companhia de Teatro iniciou a temporada de estreia em abril no Teatro Arthur Azevedo, em São Luís. Criado a partir da obra “Carta ao Pai” de Franz Kafka, o espetáculo tem no elenco Cláudio Marconcine e Jorge Choairy, que vivem respectivamente o pai e o filho. A montagem tem a marca registrada de seu diretor, Marcelo Flecha, que vem experimentando em seus últimos trabalhos o que denomina de teatro mínimo. Um teatro cru, onde o ator reina em cena, sem virtuoses, na busca de composições mais orgânicas em prol de uma boa história.

A Gente Canta Padilha, do premiado ator, diretor e pesquisador Armindo Bião, um dos debatedores do XVII FNT, é um espetáculo musical de teatro de cordel, que realizou uma primeira temporada experimental de 26 de agosto a 5 de setembro último no Teatro Martim Gonçalves, em Salvador, com participantes de um dos grupos de pesquisa da UFBA. Trata da possível transformação de uma personagem histórica do século XIV espanhol, Doña María de Padilla, na entidade da umbanda brasileira contemporânea, Maria Padilha.

Na mostra TEATRO INFANTIL, às 18h na Praça do Artesanato, quem se apresenta é o Circo Tupiniquim, um dos mais tradicionais grupos de teatro infantil do Ceará, que leva ao festival As Estripulias do Macaco Simão. Na mostra PALCO CEARÁ, a Cia Artes Cínicas de Teatro, de Tauá, encena Papoula, às 20h30, também na Praça do Artesanato.

No VIII Encontro e Artistas Pesquisadores, às 14h na Sala do Mosteiro, participam na sexta-feira Armindo Bião (BA) - “Mulheres por um fio (inferno, purgatório e paraíso no Atlântico Negro)”; Hebe Alves (BA) - “Da Negação do Amor: Um estudo da Anatomia Emocional das Personagens da peça Dorotéia de Nelson Rodrigues”; Zeca Ligiero (RJ) - “O Estudo da Verdade da Cena e seus Contextos e Recursos: ritual, jogo, narrativa épica e Performing Art”; e Oswald Barroso (CE) - “A Máscara no Teatro Popular do Nordeste”.

QUEM FAZ O XVII FNT

O XVII Festival Nordestino de Teatro é uma realização da Associação dos Amigos da Arte de Guaramiranga (AGUA). Patrocínio: Oi. Promoção: Jornal O Povo. Apoio cultural: Oi Futuro e Coelce. Apoio: Tintas Hidracor. Parceria: Fecomércio / SESC-Ce. Apoio institucional: Prefeitura Municipal de Guaramiranga e Theatro José de Alencar. Este projeto é apoiado pela Lei Estadual de Incentivo à Cultura.

SERVIÇO

XVII Festival Nordestino de Teatro de Guaramiranga (FNT) – Até 11 de setembro de 2010 em Guaramiranga (CE). Informações: (85)3321.1405, (85)3321.1621, (85)3321.1623 (Guaramiranga) e fnt@agua.art.br . Ingressos: Preços variam conforme o espetáculo. A Divina Comédia de Dante e Moacir (dia 11): 10,00 / 5,00. Outros espetáculos: R$ 5,00 / R$ 2,50. A programação completa está disponível no www.agua.art.br/fnt2010 .

XVII FESTIVAL NORDESTINO DE TEATRO DE GUARAMIRANGA


PROGRAMAÇÃO

SEXTA-FEIRA – dia 10

10h - CICLO DE DEBATES sobre os espetáculos da Mostra Nordeste

LOCAL: Sala do Mosteiro

14h – VIII ENCONTRO DE ARTISTAS PESQUISADORES

LOCAL: Sala do Mosteiro

18h - FNT para CRIANÇAS: TEATRO INFANTIL

Espetáculo: As Estripulias do Macaco Simão – Circo Tupiniquim (CE) - Classificação: Livre

LOCAL: Praça do Artesanato

19h - MOSTRA NORDESTE

Espetáculo: Milagre Brasileiro – Grupo: Coletivo de Teatro Alfenim (PB) - Classificação: 14 anos

LOCAL: Teatro Municipal Rachel de Queiroz

20h30 - PALCO CEARÁ

Espetáculo: Papoula - Grupo: Cia Artes Cínicas de Teatro – Tauá (CE) - Classificação: Livre

LOCAL: Praça do Artesanato

21h - MOSTRA NORDESTE

Espetáculo: Pai e Filho - Grupo: Pequena Companhia de Teatro (MA) - Classificação: 18 anos

LOCAL: Teatrinho Rachel de Queiroz

23h - Música no FNT

Projeto A Outra Banda da Serra – AGUA (CE)

LOCAL: Praça do Teatro

00h - Espetáculo: A Gente Canta Padilha

Grupo da UFBA (BA) - Classificação: 14 anos

LOCAL: Teatro Municipal Rachel de Queiroz

SÁBADO – dia 11

10h - CICLO DE DEBATES sobre os espetáculos da Mostra Nordeste

LOCAL: Sala do Mosteiro

10h - MOSTRA DE CULTURA POPULAR TRADICIONAL do FNT

Reisado Mirim do Sítio Arábia

LOCAL: Praça do Artesanato

14h – VIII ENCONTRO DE ARTISTAS PESQUISADORES

LOCAL: Sala do Mosteiro

16h - Cortejo de Guaramiranga

Cortejo de Caretas

LOCAL: Ruas da Cidade

17h - PALCO CEARÁ

Espetáculo: Cortejo de Caretas - Grupo: Teatro de Caretas (CE) - Classificação: Livre

LOCAL: Praça do Teatro

18h - FNT para CRIANÇAS: TEATRO INFANTIL

Espetáculo: Mal me quer! Mal me quer? - Grupo: Circo Tupiniquim (CE) - Classificação: Livre

LOCAL: Praça do Artesanato

19h - MOSTRA DE CULTURA POPULAR TRADICIONAL do FNT

Encontro de Reisados de Guaramiranga

LOCAL: Praça do Teatro

20h - SESC PALCO GIRATÓRIO

Espetáculo: Mi Muñequita - Grupo: Ponte Cultural (SC) - Classificação: 14 anos

LOCAL: Teatro Municipal Rachel de Queiroz

22h - SOLENIDADE de ENCERRAMENTO

Participação: Orquestra Cidade da Arte – AGUA/CE

LOCAL: Praça do Teatro

23h - ESPETÁCULO de ENCERRAMENTO

Espetáculo: A Divina Comédia de Dante e Moacir - Com Ricardo Guilherme (CE) - Classificação: 12 anos

LOCAL: Teatro Municipal Rachel de Queiroz

00h - FESTA de ENCERRAMENTO

Show com Racional Soul (CE)

LOCAL: Praça do Teatro

DÉGAGÉ

Assessoria de Imprensa

Jornalistas Resp: Sônia Lage e Eugênia Nogueira

(85)3252.5401 / 9989.5876 / 9989.3913

degage@degage.com.br  / http://www.degage.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário