quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Ibejis, infantil do Pessoal do Faroeste, Teatro João Caetano (São Paulo, SP)

Ibejis


Nova Temporada Popular 2010 no Teatro João Caetano. Estreia 9 de outubro, às 16horas e é uma realização do Departamento de Expansão Cultural-Prefeitura Municipal de São Paulo.

Inspirado na lenda dos gêmeos nas culturas africana, católica e grega, o espetáculo reúne em cena elementos representações de folguedos e elementos da cultura popular brasileira, como cantigas populares adaptadas e uma cenografia móvel com tecidos e teatro de bonecos. O espetáculo fará temporada no Teatro João Caetano a partir de sábado, 9, às 16horas. (Até 14/11) .

A montagem do Espetáculo ocorreu por meio do ProAC 2008/2009 da Secretaria do Estado de Cultura, o Ibejis apresentou Ensaios Abertos exclusivos para escola públicas e ONG´s até o final de abril de 2009, na Sede Luz do Faroeste. Por meio do Circuito Cultural passou por cinco municípios paulistas entre eles: Taquarituba, Lençóis Paulista, São Caetano do Sul, Guararapes e Lins. Bem como de junho a setembro de 2010, participou do Viagens Teatrais do SESI realizando espetáculo em cerca de 30 municípios do Estado de São Paulo.

A história contada na peça é um recorte do sincretismo religioso na formação das festas populares do Brasil, como festas do divino, boi-bumbá, frevo etc. Dessa forma, Paulo Faria, diretor e dramaturgo da Companhia, investigou a lenda dos Ibejis africanos, passou aos santos católicos São Cosme e São Damião, gêmeos presentes em outras culturas, como a criação do signo de Geminis na constelação zodiacal criada na mitologia grega, para criar a leitura teatral nesse contexto. “A idéia é aproximar a mitologia africana da história universal do homem, entendendo que a África é o continente mais antigo da humanidade e berço da civilização humana”, explica Faria.

Desde 2009, o Ministério da Educação instituiu a Lei n.º 10.639 que obriga a inclusão do ensino da cultura africana e afrobrasileira nos currículos das escolas brasileiras, ou seja, Ibejis pode se tornar uma ferramenta didática com o enredo carregado de brasilidades e desperta o faz-de-conta por meio da construção e desconstrução de todas os personagens em cena.

Sobre o Pessoal do Faroeste Cia de Teatro

Fundada em janeiro de 1998, a Cia tem tido como fonte de pesquisa a vida social e política do povo brasileiro por meio de seu imaginário popular e de sua cultura. A companhia tem como principais montagens: Um Certo Faroeste Caboclo (1998), que recebeu o prêmio Teatro Jovem Coca-Cola/Pananco de Melhor Direção (Paulo Faria) e Melhor Coreografia (Luís Miranda) e as indicações de Melhor Música (Eliseu Paranhos), Rei dos Ventos e, em 2000, A Mulher Macaco, que recebeu o Prêmio Nacional Plínio Marcos de Dramaturgia/2000 e foi patrocinada pelo Grupo Construcap (Lei Mendonça) e o Programa Federal EnCena Brasil. Inaugurou e desenvolveu parceria de ocupação por dois anos com o Centro Cultural Capobianco, atual Instituto Cultural Capobianco. O Índio (2003) fez parte do Projeto Escola Aberta, Recreio nas Férias e Circuito CEUs – prefeitura de São Paulo. Em 2002, iniciou o projeto Trilogia Degenerada: Um inventário sobre a cidade de São Paulo, sobre o processo de formação histórica da cidade de São Paulo. Todos os trabalhos foram concedidos pela lei de Fomento ao Teatro da Secretaria do Estado de Cultura, assim como as montagens Re-bentos, Os Crimes de Preto Amaral, em 2006, e Labirinto Reencarnado, em 2008. O que viabilizou a criação da Sede Luz do Faroeste, localizado em Campos Elíseos.

Ficha Técnica de Ibejis

Direção e dramaturgia: Paulo Faria

Elenco: Isadora Ferrite, Paulo Arcuri, Mauricio Badé, Welton Santos

Figurinos: Paulo Faria

Direção musical e preparação vocal: Denise Venturini

Preparação percussiva: Jorge Peña

Preparação física: Eduardo Gomes

Bonecos e adereços: Jeferson Cecim

Iluminação: Ciso de Souza

Produção executiva: Valmir Gustavo

Produção Administrativo Financeiro: Teca D´Alessio

Coordenação de Produção: Sabrina Flechtman

Fotos: Lenise Pinheiro

Comunicação da Cia: Vanessa Hassegawa

Serviço:

Estreia 9 de outubro de 2010

Temporada Popular - Teatro João Caetano

Dias: Sábado e domingo. (até 14/10)

Hora: 16h

Local: Rua Borges Lagoa, 650- Vila Clementino

Ingressos: R$10

Informações: 11-5549-1744

Acesso a deficientes físicos

Contato de Imprensa:

Cia Pessoal do Faroeste

11-3362-8883/8133-4759

imprensa@pessoaldofaroeste.com.br

http://www.pessoaldofaroeste.com.br/

http://pessoaldofaroeste.blogspot.com/ 

Nenhum comentário:

Postar um comentário