quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Oficinas do Vento Forte: inscrições abertas (São Paulo, SP)


Novas oficinas do Teatro Ventoforte:

A dramaturgia verbal e não verbal

O Ventoforte tem 36 anos de história e a criação de uma dramaturgia própria. O grupo é divisor de águas no teatro para jovens e crianças com a peça Histórias de Lenços e Ventos. O Ventoforte e seu idealizador, Ilo Krugli, fazem parte de um grupo de intelectuais que atuaram na educação através da arte, como Nize da Silveira, Paulo Freire, Darcy Ribeiro e Anísio Teixeira. O Ventoforte inicia também este mês oficinas de integração com bonecos, com música e para educadores, arte-educadores e crianças.

O trabalho do Ventoforte se alimenta nas festas, celebrações e narrativas populares. Claramente do sonho e do brinquedo da criança; ao mesmo tempo, como ela, não fazemos distinção entre as linguagens diversas: animando objetos, usando cores em movimento, desenhos, água, terra, papéis, fogo e ar, canto e dança.

Na infância, nas humanidades biográficas existem expressões que se desnudam e se integram em outras realidades. Não poderia se dizer que preciso definir gêneros e qualidades. Reforçamos, assim, uma ritualidade que em qualquer momento da viagem provoque emoções e aproximações com a memória do público, do expectador, dos criadores e atores.

As mudanças de tempo e espaço não obedecem às coxias e cortinas e enriquecem sim as descrições e ações narrativas e simbólicas do texto; integrando significados corporais como em uma partitura que já está escrita, ou desenhada, com a mesma poética dos diálogos e da história dramática.

Estas oficinas de linguagens integradas revelam as criações teatrais do teatro Ventoforte; e desenvolvem experiências nas quais são realizadas e revitalizadas propostas temáticas de representação, valorizando expressões individuais como processo de desenvolvimento que são vivências formativas na educação através da arte, e sem dúvida das manifestações coletivas e contemporâneas do teatro e dança. Elas olham para o individuo, para incluí-lo no coletivo.

Desenvolvimento e processos:

A expressão verbal, falada e escrita, plástica, gestual e musical, voz e corpo, elaborando-se em uma linguagem poética. Os participantes realizarão um currículo, desdobrado em improvisações com relações de tempo e espaço, e o mapeamento histórico entre memórias diversas e projeções poéticas dramáticas. Metáforas e sínteses abstraídas entre o histórico individual e o acontecer recriado na ficção. O existencial entre tempos passados e tempos presentes; e por fim, tempos futuros. Linguagens com liberdade do imaginário.

Novas oficinas do Ventoforte:

Casa Ventoforte: Rua Brigadeiro Haroldo Veloso, 150, Itaim Bibi.

T: 30781072

Cel: 61088924 (Juan Velásquez)

Data de início: dia 25 de setembro, sábado.

Dias e Horários: turma de segundas-feiras (19h as 22h30); sábados (10h as 13h30). Informe-se. Cada oficina terá, além do método de Ilo Krugli, outros facilitadores que trarão bonecos, música, depoimentos, etc.

As oficinas acontecem sábados pela manhã e também às segundas feiras. Cada dia acolherá uma turma diferente. O Vento inicia também oficinas específicas fora desta grade, para turmas de professores e arte educadores.

Divulgue e venha!

Teatro Ventoforte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário