quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Notícias do XVII Festival Nordestino de Teatro (Guaramiranga, Ceará)

A Casa de Bernarda Alba no XVII FNT

Hoje é dia de Angu no XVII FNT em Guaramiranga


O pernambucano Coletivo Angu de Teatro apresenta Rasif – Mar que Arrebenta. Na quinta, o palco é de Deus Danado (RN) e A Casa de Bernarda Alba (PI)

Depois de Alagoas, Ceará, Bahia e Sergipe, hoje (quarta, 08) é dia de Pernambuco entrar em cena na Mostra Nordeste do XVII Festival Nordestino de Teatro de Guaramiranga – FNT, que teve início no dia 04 e segue até o próximo sábado, 11, na cidade cearense. No palco, o Coletivo Angu de Teatro, um veterano do festival. O grupo apresenta Rasif – Mar que Arrebenta, às 19 horas no Teatro Municipal Rachel de Queiroz.

Doze contos do autor pernambucano Marcelino Freire servem como matéria prima para este espetáculo. As obras escolhidas são: Tentando Entender, Tupi-Guarani, Totonha, We Speak English, Sinal Fechado, Para Iemanjá, Linha do Tiro, Da Paz, Inocente, Maracabul, Meu Último Natal e Amor Cristão. Com essa encenação o Coletivo Angu de Teatro dá continuidade a um trabalho de pesquisa de linguagem artística iniciada com a montagem de Angu de Sangue, sobre contos do citado autor, e de Ópera, sobre contos de Newton Moreno, ambos apresentados no FNT, respectivamente em 2004 e 2007.

Na mostra Teatro Infantil, às 18h na Praça do Artesanato, a Cia Epidemia de Bonecos, do Ceará, encena Rainha do Nada. No Teatrinho Rachel de Queiroz, às 20h30, tem mostra Palco Ceará, com a Cia de Teatro Oia Nós Tra Vez, de Palmácia, apresentando Pagador de Promessas.

No Programa de Formação do FNT, hoje é o terceiro e último dia do FÓRUM PEDAGOGIAS TEATRAIS A PARTIR DA EXPERIÊNCIA DE GRUPOS E COMPANHIAS, sob a coordenação de Izabel Gurgel, diretora do Theatro José de Alencar. Quem participa é Flávio Sampaio, diretor da Escola de Dança de Paracuru e da Paracuru Cia de Dança, que à meia-noite, no Teatrinho Rachel de Queiroz, apresenta Mulheres, um trecho do espetáculo Os Meninos Bailarinos de Paracuru, vencedor do Prêmio Klauss Vianna – Funarte 2009.

DEUS DANADO e BERNARDA ALBA na QUINTA-FEIRA (09)

Dois espetáculos serão apresentados quinta-feira, 09, na Mostra Nordeste. Do Rio Grande do Norte, a Cia A Máscara de Teatro, que participa pela primeira vez no FNT, apresenta Deus Danado, texto de João Denys com a direção de Marcelo Flecha. O espetáculo, de forma crua, mostra a vida/morte de dois homens que lutam entre si a procura de uma botija que segundo a lenda é repleta de riquezas. A sessão acontece às19h noTeatro Municipal Rachel de Queiroz.

No Teatrinho, às 21h, sob a direção de Arimatan Martins, o Grupo Harém de Teatro, do Piauí, outro veterano do FNT, encena A Casa de Bernarda Alba, único texto de teatro de Federico Garcia Lorca escrito em prosa. Nele, o autor recorre ao simbolismo para realizar uma nova investida no teatro. Bernarda Alba, personagem central, é uma matriarca dominadora que mantém as cinco filhas, Angústia, Madalena, Martírio, Amélia e Adela sob vigilância implacável, transformando a casa onde vivem em um pequeno povoado na Espanha, em um caldeirão de tensões prestes a explodir a qualquer momento.

Com mais de 20 anos de existência, o Grupo Harém de Teatro conseguiu ao longo desse tempo celebrar resultados que se justificam não só pela prática saudável do exercício cênico, mas, especialmente, pela planejada estratégia de sedimentar um histórico e uma memória para os autos do teatro brasileiro que reinventasse as formas do fazer teatral e definisse o homem no centro da cena.

QUEM FAZ O XVII FNT

O XVII Festival Nordestino de Teatro é uma realização da Associação dos Amigos da Arte de Guaramiranga (AGUA). Patrocínio: Oi. Promoção: Jornal O Povo. Apoio cultural: Oi Futuro e Coelce. Apoio: Tintas Hidracor. Parceria: Fecomércio / SESC-Ce. Apoio institucional: Prefeitura Municipal de Guaramiranga e Theatro José de Alencar. Este projeto é apoiado pela Lei Estadual de Incentivo à Cultura.

SERVIÇO

XVII Festival Nordestino de Teatro de Guaramiranga (FNT) – Até 11 de setembro de 2010 em Guaramiranga (CE). Informações: (85)3321.1405, (85)3321.1621, (85)3321.1623 (Guaramiranga) e fnt@agua.art.br . Ingressos: Preços variam conforme o espetáculo. A Divina Comédia de Dante e Moacir (dia 11): 10,00 / 5,00. Outros espetáculos: R$ 5,00 / R$ 2,50. A programação completa está disponível no www.agua.art.br/fnt2010 .

08/09/2010

DÉGAGÉ

Assessoria de Imprensa

Jornalistas Resp: Sônia Lage e Eugênia Nogueira

(85)3252.5401 / 9989.5876 / 9989.3913

degage@degage.com.br  / http://www.degage.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário