sexta-feira, 3 de setembro de 2010

Começa o XVII Festival Nordestino de Teatro / Guaramiranga (Fortaleza,CE)

espetáculo "Vôo ao Solo", no XVII FNT

Com um cortejo às 16 horas nas ruas da cidade, começa neste sábado, dia 04/09, o XVII Festival Nordestino de Teatro de Guaramiranga – FNT, um dos mais conceituados projetos de artes cênicas existentes no país, que acontecerá até o outro sábado, dia 11/09. A realização é da Associação Amigos da Arte de Guaramiranga – AGUA, que há 18 anos desenvolve um forte e reconhecido trabalho de intercâmbio cultural em suas mais diversas expressões.

Antes da solenidade de abertura oficial, que será às 19 horas na Praça do Teatambém na Praça do Teatro, o Grupo Teatro de Caretas, do Ceará, apresenta Travessia, uma intervenção de rua. Às 18h, na Praça do Artesanato, o Grupo Formosura, também do Ceará, apresenta o infantil Boi Estrela.

Apesar do caráter nordestino, o FNT prima pelo intercâmbio com outras regiões ou mesmo países. Este ano, na noite de abertura, a carioca Beth Goulart entra em cena no Teatro Municipal Rachel de Queiroz com SIMPLESMENTE EU, CLARICE LISPECTOR. Serão duas sessões, às 20h e às 22h. O espetáculo estreou em julho de 2009 em Brasília e já foi visto no país por mais de 56 mil pessoas com uma trajetória vitoriosa. Beth Goulart levou, pelo trabalho, o Prêmio Shell 2009 de melhor atriz e o Prêmio APTR de melhor atriz protagonista. A atriz assina também a adaptação do texto e a direção, esta última com supervisão de Amir Haddad.

É também na primeira noite do FNT que começa a MOSTRA NORDESTE, carro-chefe do festival, que este ano recebe um representante de cada estado da região. São nove espetáculos que foram selecionados entre 77 inscritos. O primeiro espetáculo desta mostra é Vôo ao Solo, com a Invisível Companhia de Teatro, de Alagoas, às 21h30 no Teatrinho Rachel de Queiroz.

Para fechar a noite, música na Praça do Teatro, com Ana Canário.

COMO SERÁ O XVII FNT

Espetáculos de teatro, dança, cultura popular tradicional, esquetes, cortejos, shows musicais, além de um intenso programa de formação, vão transformar Guaramiranga durante os oito dias de programação do XVII FNT.

De fora do Ceará o XVII FNT recebe ainda dois espetáculos em circulação pelo projeto SESC PALCO GIRATÓRIO: CONCEIÇÃO (Grupo Experimental de Dança – PE) e MI MUÑEQUITA (Grupo Ponte Cultural – SC). Da Bahia, Armindo Bião e grande elenco levam também ao festival o musical de teatro e cordel, A GENTE CANTA PADILHA, que estreou no dia 26 de agosto no Teatro Martim Gonçalves (Escola de Teatro da UFBA) em Salvador.

O CEARÁ NOS PALCOS

Além da peça participante da MOSTRA NORDESTE, o Ceará vai estar em mostras exclusivas para grupos do estado. São elas: PALCO CEARÁ (seis espetáculos), TEATRO INFANTIL (oito peças), GUARAMIRANGA EM CENA (três montagens locais), OI ESQUETES (um grupo) e CULTURA POPULAR TRADICIONAL (reisados). Há ainda a CENA LEITURA, com uma apresentação do Curso de Artes Cênicas da UFC.

Ricardo Guilherme, ator, dramaturgo e diretor teatral cearense, será homenageado no XVII FNT. Em quatro décadas de atividade, numa trajetória nacional e internacional, tem mais de cem espetáculos realizados. Na NOITE DE ENCERRAMENTO desta edição ele entra em cena com A DIVINA COMÉDIA DE DANTE E MOACIR.

A dança também compõe a programação de espetáculos desta edição do FNT, com a Cia de Dança de Paracuru, dirigida pelo bailarino Flávio Sampaio.

PROGRAMA DE FORMAÇÃO

Nem só de espetáculo se faz o Festival de Guaramiranga. O Programa de Formação é um dos pontos fortes, que tem dado ao FNT o reconhecimento de contribuir de forma considerável para a troca de conhecimentos nos diversos campos das artes cênicas.

No CICLO DE DEBATES SOBRE OS ESPETÁCULOS, que acontece diariamente pela manhã, a discussão gira em torno do que foi levado ao palco da MOSTRA NORDESTE na noite anterior. Para debater: Tiago Fortes (CE - Ator, diretor e pesquisador de teatro. Mestre em Artes Cênicas pela UNIRIO e professor de interpretação no curso de Licenciatura em Artes Cênicas pela Universidade Federal do Ceará – UFC), Zeca Ligiéro (RJ - Artista, escritor, diretor teatral, PhD pela NYU, professor da UNIRIO e pesquisador Cientista na Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro – FAPERJ) e Armindo Bião (BA - Ator e encenador em cerca de 50 obras teatrais e audiovisuais, premiado por seu trabalho em teatro e por suas atividades acadêmicas na Bahia. Atua nas áreas das Artes do Espetáculo - Etnocenologia, Interpretação Teatral, Teatro de Cordel, Treinamento com Máscaras - e da Cultura Baiana - Matrizes Estéticas e Relações Internacionais).

Este ano, como parte da programação, acontece o FÓRUM PEDAGOGIAS TEATRAIS A PARTIR DA EXPERIÊNCIA DE GRUPOS E COMPANHIAS, sob a coordenação de Izabel Gurgel, diretora do Theatro José de Alencar.

Com a ideia básica de um ser encontro, de proporcionar trocas de experiências, entre tantas possibilidades optou-se por trabalhos de grupos e companhias de teatro e dança da história recente do Ceará. Os coletivos artísticos como lugar de formação, como escola-em-processo. Diretores-professores, eles próprios com trajetórias distintas de formação. Do fórum participam: Tomaz de Aquino (Teatro Mimo – trabalho com ênfase no teatro físico/mímica), Silvero Pereira (CPBT/TJA – experiência com a montagem do espetáculo Mixórdia) e Flávio Sampaio (Paracuru Cia de Dança).

Este ano acontece no FNT o VIII ENCONTRO DE ARTISTAS-PESQUISADORES, coordenado pela professora Rejane Reinaldo. Do encontro participam este ano os seguintes pesquisadores. Armindo Bião (BA) com o tema “Mulheres por um fio (inferno, purgatório e paraíso no Atlântico Negro)”; Hebe Alves (BA) sobre “Da Negação do Amor: Um estudo da Anatomia Emocional das Personagens da peça Dorotéia de Nelson Rodrigues”; José Ligiero (RJ) sobre “O Estudo da Verdade da Cena e seus Contextos e Recursos: ritual, jogo, narrativa épica e Performing Art”; Oswald Barroso (CE), com o tema “A Máscara no Teatro Popular do Nordeste”; Diego Cavalcante (CE), sobre “A Arte do Corpo em Movimento”; Wellington Junior (CE), sobre “Réquiem para meus Pais: Eros, Tanatos na Performance Contemporânea”; e Tiago Fortes (CE), com o tema “O que Pode o Corpo de um Ator: outros modos de Sentir-Pensar-Existir a partir de Artaud”.

QUEM FAZ O XVII FNT

O XVII Festival Nordestino de Teatro é uma realização da Associação dos Amigos da Arte de Guaramiranga (AGUA). Patrocínio: Oi. Promoção: Jornal O Povo. Apoio cultural: Oi Futuro e Coelce. Apoio: Tintas Hidracor. Parceria: Fecomércio / SESC-Ce. Apoio institucional: Prefeitura Municipal de Guaramiranga e Theatro José de Alencar. Este projeto é apoiado pela Lei Estadual de Incentivo à Cultura.

SERVIÇO

XVII Festival Nordestino de Teatro de Guaramiranga (FNT) – De 04 a 11 de setembro de 2010 em Guaramiranga (CE). Informações: 85-3246.2353 e 3246.2339 (Fortaleza), 85-3321.1405 (Guaramiranga). fnt@agua.art.br . Ingressos: Preços variam conforme o espetáculo. Simplesmente Eu, Clarice Lispector (dia 04): 1ª sessão (15,00 / 7,50), 2ª sessão (40,00 / 20,00). A Divina Comédia de Dante e Moacir (dia 11): 10,00 / 5,00. Outros espetáculos: R$ 5,00 / R$ 2,50. A programação completa está disponível no www.agua.art.br/fnt2010 .

DÉGAGÉ

Assessoria de Imprensa

Jornalistas Resp: Sônia Lage e Eugênia Nogueira

(85)3252.5401 / 9989.5876 / 9989.3913

degage@degage.com.br  / http://www.degage.com.br/ 

Nenhum comentário:

Postar um comentário