quinta-feira, 9 de setembro de 2010

3ª Semana de Teatro de Goiás em dois centros culturais (Goiânia, GO)


Centro Cultural Martim Cererê

3ª SEMANA DE TEATRO DE GOIÁS


3° Festival de Improviso de Goiás

19/9-Dia Nacional do Teatro

Quem não gosta de teatro? De assistir peças e participar delas também? Pois é, hoje se comemora o Dia Nacional do Teatro, uma arte muito antiga, que nasceu da necessidade de comunicação entre os homens, porque, desde o tempo das cavernas, os homens imitavam os animais para contar sobre suas caçadas.

Mais tarde, as encenações foram usadas para louvar os deuses. E foram os gregos que inventaram o teatro como o conhecemos, com atores e espaços especiais para as peças serem encenadas. Os atores gregos usavam máscaras para representar os papéis femininos, porque, antigamente, as mulheres não podiam atuar.

Hoje em dia, temos muitas formas de fazer teatro - como o teatro de bonecos, de sombras, as óperas, o teatro de rua, musicais e teatros em espaços alternativos. O importante é entrar no clima e contar a história com toda a emoção e a empolgação que uma peça merece.

O evento celebrará o Dia Nacional do Teatro, 19 de setembro, com uma programação voltada ao teatro, valorizando o grande canal de comunicação, de questionamento, de diversão, informação e formação humanística que é o Teatro, reconhecendo o papel fundamental dos teatrólogos em Goiás, no Brasil e no mundo, apesar de tantos desafios.

Para isto foi pensado e decidido uma semana onde público e artistas cênicos apreciarão e apresentarão estilos e linguagens teatrais que, nos encantam e que nos sustentam no mundo do palco, sendo no fazer, na contextualização e ou na apreciação teatral.

O objetivo é criar espaço e oportunidade para encontros de pessoas ligadas ao teatro, sejam como artistas ou como apreciadores, amainando a lacuna que engole o movimento teatral em nosso estado.

*OBJETIVOS:*

Realizar a “3ª Semana de Teatro de Goiás”, em comemoração ao Dia Nacional do Teatro, com o objetivo de enaltecer os artistas cênicos do Estado de Goiás e principalmente a sociedade em geral que apreciarão gratuitamente nos cinco dias do evento. O tema desta 3ª edição do Festival é concentrado no “Teatro Solo” em suas mais variadas nuances: como fonte de pesquisa, curiosidades, discussões e apreciações de espetáculos do gênero. Teremos como palco para a realização deste Projeto o Centro Cultural Martim Cererê e Centro Cultural Cara Vídeo, contribuindo assim com a valorização do Teatro no Estado de Goiás, através da apreciação, contextualização e no fazer teatral e o grande contemplado nesse processo é a sociedade goiana que através deste Festival, a "3ª Semana de Teatro de Goiás", acredita-se cumprir seu papel cultural, sendo um acontecimento tradicional para a arte e seus artistas e principalmente para o grande público que sem ônus financeiro, participarão de pesquisas, contextualizações, discussões, debates e mesas redondas sobre o Teatro Solo que é produzido no Estado, além de apreciarem o 3º Festival de Improviso de Goiás, sendo o Foco deste evento a fomentação e contribuição de artistas e público na construção de uma sociedade que valoriza seus artistas locais seguindo a proposta da parceria dos Centros Culturais CARA VIDEO e MARTIM CERERÊ de serem canais de cultura para nossa cidade, nosso estado e nossa gente.

A Semana acontecerá nos dias 15 ,16,17, 18 e 19 de setembro, as apresentações dos espetáculos e mesas redondas serão realizados no Centro Cultural Martim Cererê e Centro Cultural Cara Vídeo .

A 3ª Semana de Teatro de Goiás nesta edição homenageará o ator, diretor e dramaturgo de Teatro Solo “Barale Neto”, pela sua contribuição em prol do Teatro em Goiás; “Grupo Bandeirantes de Teatro” pelos seus 30 anos de fazer teatral em Goiânia e “Cia Teatral Oops!” pelos seus 10 anos de fazer teatral em Goiânia.

*REALIZAÇÃO:* Grupo de Theatro Arte e Fogo, Centro Cultural Cara Vídeo.


*APOIO:* Secretaria Municipal de Cultura de Goiânia,Cia Oops! Grupo de Teatro Novo Ato, Grupo Desencanto de Teatro, Mutambeiros,* FETEG -Federação de Teatro de Goiás* ,Cia Marula de Teatro ,EMAC – Escola de Música e Artes Cênicas e UFG - Universidade Federal de Goiás.

* O Projeto foi aprovado pela Lei Goyazes de Incentivo à cultura do Governo de Goiás, por meio da AGEPEL, patrocinado pela, Lei Gorazes, Governo de Goiás e AGEPEL e TRILHA MOTO 21 PEÇAS.*

*PROGRAMAÇÃO:*

Dia 15/09/2010 - NOITE DO TEATRO SOLO / *DRAMATURGIA*

No Centro Cultural Cara Vídeo.

20h - Abertura da exposição de cartazes, banner, figurino e cenária –

Homenagem à *Barale Neto,10 anos* do* Cia. Teatral Oops! *e* 30 anos Grupo Bandeirantes de Teatro*.**

20h30 - A CLARA DO OVO de Danilo Alencar com ator Pablo Diego *do Grupo de

Teatro Artes e Fatos*, dirigido por Danilo Alencar Produção: Fernanda Fernandes.

A Clara do Ovo - O monólogo A Clara do Ovo - texto e direção assinados por Danilo Alencar -conta de forma poética a história de Valdo, personagem que cresceu trancado em um quarto. Seu único contato com o mundo real é a vista de um galinheiro, no quintal do vizinho

21h20 - Mesa Redonda sobre* TEATRO SOLO/DRAMATURGIA *com Danilo Alencar e

Miguel Jorge.

Dia 16/09/2010 - NOITE DO TEATRO SOLO/ *CORPO*

No Centro Cultural Martim Cererê.

20h O monólogo *BALANÇO*, de *Danilo Alencar* com o ator *Bruno Peixoto*,

dirigido por *Edson de Oliveira. *

O BALANÇO nos provoca um re-pensar e refletir em nossa caminhada, frente aos percalços da vida, representado pelo personagem Gentil e sua trajetória de existência.Gentil narra de forma poética e dinâmica sua relação com a mãe, que desde sua gestação, “foi criado com todo o carinho que só as mulheres merecem”, poeticamente colocado pelo autor Danilo Alencar. É arrebatado para uma parte de seu passado, da qual ele não deveria se lembrar e é nesse momento que faz um balanço moral de sua vida revelando, o inesperado.

21: h Mesa Redonda sobre *O CORPO *com Alexandre Nunes e João Bosco

Dia 17/09/2010 - A NOITE DO TEATRO SOLO/* DIREÇÃO*

No Centro Cultural Martim Cererê.

20h– Olho de Edgar Allan Poe com o ator João Bosco da *Cia. Teatral

Oops!,*Dirigido por Ivan Lima.

Olho Adaptação do Conto “Coração Delator” de Edgar Allan Poe,“Olho” é um espetáculo que busca manter a essência narrativa do conto, mantendo toda a atmosfera “noir”, “policial” e terror que o romântico Allan Poe propõe na maior parte de suas obras.

21h Mesa Redonda sobre *TEATRO SOLO / DIREÇÃO *com Ivan Lima, Luiz Claudio e Delgado Filho.

Dia 18/09/2010 - NOITE DO TEATRO SOLO/ ESPETÁCULO

20h – Eu Não Nasci com a atriz Joana Peixoto, dirigido por Deusimar Gonzaga.

No Centro Cultural Martim Cererê.

Eu não nasci, a poesia e a música se integram para compor a linguagem de uma mulher goiana fascinada pelos seus cinqüenta anos de idade. O tempo é o elemento que encadeia esta narrativa não cronológica.

21h20 - Via Cássia com a atriz Marília Ribeiro da Cia. Novo Ato, dirigido por Luiz Claudio.

No Centro Cultural Cara Vídeo

Via Cássia drama em dois atos que mostra o universo feminino de forma dramática e passional cujo aforismo é “Nunca uma mulher sofreu tanto”

Dia 19/09/2010 – NOITE DO TEATRO SOLO/ ATOR

17h - O Contador de Histórias do Cerrado de Barale neto com o ator Semio Carlos do Grupo de Theatro Arte e Fogo, dirigido por Delgado Filho.

No Centro Cultural Martim Cererê.

* O** contador de histórias vaga pelo cerrado e encontra um bando de crianças, explana para a plateia a harmonia encontrada na vida na floresta, animais vivem em perfeito contato com a natureza, rios, plantas e animais desfrutam a beleza do Cerrado.***

20h-* *Exercício Cênico Desterro foi inspirador na obra de Elomar Figueira de Melo com atriz Rita Alves do Grupo de Teatro Reinação, dirigido por Rita Alves.

No Centro Cultural Cara Vídeo

Exercício Cênico Desterro: a sina vivida pela personagem é de livre criação da atriz Rita Alves, que faz uso dos textos: Recitativo - Das Visage e Latúmia (auto da catingueira) e Chula no Terreiro de Elomar Figueira de Melo, e algumas palavras e frases soltas da obra de Guimarães Rosa, Patativa do Assaré e Mia Couto para a construção da narrativa.

21h – 3° Festival de Improviso de Goiás

No Centro Cultural Cara Vídeo

22h– Homenagem às entidades que mais se destacaram no Teatro em 2009 e

entrega da premiação do 3° Festival de Improviso de Goiás.

No Centro Cultural Cara Vídeo

* *

*Contatos, Delgado filho: 3205-1382 / 8455-3779*

delgadof@brturbo.com.br 

* *
Serviço

15 e 19 /09/10 às 20h no Centro Cultural Cara Vídeo

18/09/10 às 21h20 no Centro Cultural Cara Vídeo

16,17 e 18/09/10 às 20h No Centro Cultural Martim Cererê

19 /09/10 às 17h No Centro Cultural Martim Cererê

Gratuito!

*ENTRADA FRANCA*

* *
3° Festival de Improviso de Goiás

* Os participantes do 3º Festival de Improviso de Goiás concorrerão a troféus e prêmios de:***

* 1º Lugar – Troféu Cara Vídeo (700,00)***

* 2º Lugar – Troféu Mutambeiros (500,00)***

* 3º Lugar – Troféu Arte e Fogo (300,00)***

* Inscrições:* *de 5 a dia 17 de setembro de 2010*

*Para inscrição:***

* Ficha de inscrição ( Centro Cultural CARA VÍDEO e* Centro Municipal de Cultura Goiânia Ouro) Gratuito**

* Divulgação dos Selecionados:* *dia 18 de setembro de 2010***

*2ª Festival de Improviso de Goiás:* *dia 19 de setembro de 2010 as 21h***

* Entrega de Prêmios e Encerramento: dia 19 de setembro de 2010***

* INFORMAÇÕES e INSCRIÇÕES:***

* ***

* Centro Cultural CARA VÍDEO ***

* Rua 83 n°361 Setor Sul Goiânia-Goiás***

* CEP – 74.000-000***

* Centro Municipal de Cultura Goiânia Ouro***

* Rua 3, esq. com rua 9, Centro*

* com João Bosco*

*Telefones:(62)32051382 -84553779 –DELGADO FILHO ***

(62)35242542-* João Bosco*

Nenhum comentário:

Postar um comentário