quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Sonho de Uma Noite de Verão, no Pinheiro Guimarães (Rio de Janeiro, RJ)


Sonho de Uma Noite de Verão


Um dos espetáculos mais montados da dramaturgia universal, ganha nova roupagem dirigida pelo diretor inglês David Herman.

Shakespeare com gostinho brasileiro

O espetáculo “Sonho de uma Noite de Verão” é fruto do segundo módulo do curso profissional de formação de atores da Casa das Artes de Laranjeiras – CAL. Sob a direção de David Herman, após seis meses de trabalho, a peça estreou em julho deste ano no Espaço Yan Michalski. Depois de oito apresentações, a equipe sentiu que o espetáculo ainda não se esgotou. Assim, foi negociada uma nova temporada fora da CAL, que se realizará em outubro deste ano, no Teatro Pinheiro Guimarães, reinaugurando o teatro, que passou por uma reforma, no bairro do Catete.

“Sonho de uma Noite de Verão” é uma comédia da autoria de William Shakespeare, escrita em meados da década de 1590; uma mistura de romance espirituoso, fantasia, e envolve também a baixa sociedade. A peça mais lírica e mágica de Shakespeare traz consigo o desejo de sonhar de olhos abertos. Com maestria, a obra mistura personagens da mitologia grega com duendes, nobres e plebeus. Em 'Sonho de uma noite de verão', os duendes da floresta atrapalham a vida de alguns e salvam o amor de outros. É uma grande brincadeira de Shakespeare que se inspirou nas lendas gregas para brincar com o espectador.

Começamos a sentir um Shakespeare atual, pulsante, enérgico, com conflitos humanos tão intensos, e parecidos com os nossos.

A direção de David é firme, dinâmica, contemporânea, inteligente e universal.

Desejamos levar o espetáculo a novas platéias, com toda a juventude e energia que Shakespeare nos retrata, nós seres da Natureza.

DAVID HERMAN - Diretor

Inglês, estudou em Nova York nos anos 70 sob a orientação de Sonia Moore. Sonia, com os livros The Stanislavski System, Training an Actor e Stanislavski Today, apresentou ao teatro americano as últimas concluões de Stanislavski, sobre seu método de interpretáção para atores.

Começou sua carreira de diretor em 1979, quando foi convidado pela New York University a dirigir "A Funny Thing Happened on The Way to The Forum", comédia musical, encerramento do curso de mestrado da NYU School of Education. Nos anos seguintes dirigiu as peças: "My Room Off and On" de Phin Demise, "The Birthday Party" (A festa de Aniversário) de Harold Pinter, "Guys and Dolls" (musical), "Brigadoon" (musical) e “The Boys from Syracuse” (musical) entre outras.

Como ator no Brasil, fez parte do elenco de "Desejos de Mulher" e "Mulheres Apaixonadas" novelas da Rede Globo.

No cinema desempenhou o inglês Moe, em "Dois Perdidos Numa Noite Suja" de José Zoffily. Em "Zuzu Angel", de Sérgio Resende, interpretou Ray Bunker. Em "O Maior Amor do Mundo" de Cacá Diegues, fez o papel de um professor americano. Interpretou Bill Simpson em "Os Desafinados" de Walter Lima Jr; e atuou em "JK- Bela Noite Para Voar", de Zellito Vianna, como o Embaixador Americano.

Em 1997, foi indicado para o prêmio de Melhor diretor da Cultura Inglesa pela montagem de "A Cozinha" de Arnold Wesker que esteve em cartaz no Teatro Ziembinski.

Recentemente estava em cartaz com o espetáculo "Anton e Olga", baseado nas cartas de amor trocadas entro o dramaturgo Anton Tchekov e a atriz Olga Knipper, do qual assina a direção e também a dramaturgia, no Centro Cultural da Caixa Econômica Federal.

Seu último trabalho como diretor foi "Pedras nos Bolsos" de Marie Jones, sucesso de público e crítica, em cartaz no Teatro Poeira, e considerada por personalidades como Sérgio Britto, Marieta Severo, Eva Wilma e Renata Sorrah um espetáculo completo e inesquecível.

Desde 1986, como professor e diretor na CAL( Casa das Artes de Laranjeiras), dirigiu mais de 20 peças, entre elas "A Alma Boa de Setzuan" de Bertolt Brecht, "A Gaivota"e "As Três Irmãs" de Anton Tchecov, "Os Sete Gatinhos" e "Bonitinha, Mas Ordinária" de Nelson Rodrigues.



Um pouco sobre o autor: SHAKESPEARE

William Shakespeare (1564-1616), o mais famoso dramaturgo e poeta inglês de todos os tempos, compôs suas peças durante o reinado de Elizabeth I (1558-1603) e de James I, que a sucedeu. Casou-se em 1582 com Anne Hathaway, que tinha 26 anos e estava grávida. O casal teve uma filha, Susanna, e dois anos depois tiveram os gêmeos Hamnet e Judith. Por volta do ano de 1588, mudou-se para Londres e, em 1592, já fazia sucesso como ator e dramaturgo. Mas, eram suas poesias — e não suas peças — que eram aclamadas pelo público. Em virtude da peste, os teatros permaneceram fechados entre 1592 e 1594, impossibilitando seu contato com o público. Publicou dois poemas, "Vênus e Adônis", em 1593, e "O Rapto de Lucrécia", em 1594. Estes dois poemas e seus "Sonetos" (1609), que tornaram-se famosos por explorar todos os aspectos do amor, trouxeram-lhe reconhecimento como poeta. Escreveu mais de 38 peças, que estão divididas entre comédias, tragédias e peças históricas. Seus escritos são famosos até os dias de hoje, e suas atuações trouxeram-lhe riqueza (ele era sócio da companhia de teatro). Shakespeare não publicava suas peças, já que a dramaturgia não era bem paga. Na época, não havia direitos autorais. O autor pretendia que suas peças fossem representadas em vez de publicadas.

Shakespeare morreu em 23 de abril de 1616, no mesmo mês e dia tradicionalmente atribuídos como sendo de seu nascimento.

Algumas obras:

Comédias: “A Comédia dos Erros”; “Sonho de Uma Noite de Verão”; “Os Dois Cavalheiros de Verona”; “O Mercador de Veneza”; “Muito Barulho Por Nada”; “Como Quiserdes; A Megera Domada”; “A Décima Segunda Noite”. /Peças Históricas: “Ricardo II”; “Henrique IV - Partes I e II”; “Henrique V”; “Henrique VI - Partes I, II e III”; “Ricardo III”; “Rei João”; “Henrique VIII”./Tragédias:“Romeu e Julieta”; “A Tempestade”; “Júlio César”; “Antônio e Cleópatra”; “Hamlet”; “Othello”; “Rei Lear”; “MacBeth”.

Ficha Técnica

Autor

Willian Shakespeare

Direção e Cenografia

David Herman

Elenco

Adriano Monteiro / Arthur Prattes / Brunno Barros / Camila Moreira / Dani Saunders, Daniela Lemes / Eduardo Leão / Jéssika Menkel / Joanna Saraiva / Larissa Resende / Mariana Alencar / Miguel Barbosa / Natália Garcez / Paul Alves / Paula Calle / Pedro Sarmento / Pedro Souza / Piu Gama / Rodrigo Oliveira / Rodrigo Vidigal / Sidian Leite e Thiago Monteiro.

Atores Convidados

Rodrigo Vidigal

Thiago Monteiro

Trilha Sonora

David Herman

Iluminação

Wilson Reiz

Figurino

Paola Giancoli Malheiro

Coreografia e Preparação corporal

Marina Salomon

Preparação Vocal

Renata Frisina

Preparação de elenco

Lourival Prudêncio (Lolô)

Assistência de Direção

Cleiton Rasga / Rodrigo Vidigal / Thiago Monteiro

Design Gráfico

Pedro Logãn

Sobre o espetáculo:

A história se inicia com o Duque Teseu, que se prepara para casar com a amazona Hipólita. Antes do casamento, Teseu é chamado para resolver uma disputa amorosa envolvendo a romântica Hérmia e seu pai Egeu. Hérmia ama Lisandro, mas Egeu quer forçá-la a se casar com Demétrio. Como Teseu sela o destino infeliz da garota, Hérmia e Lisandro decidem fugir para a floresta. Enquanto isso, Demétrio é perseguido incessantemente pela apaixonada Helena, que irá se humilhar para conseguir seu amor. Os quatro, irão se encontrar em uma floresta povoada por sátiros, ninfas, fadas e outros seres encantados. O Rei das Fadas, Oberon está em pé de guerra com a belíssima rainha Titânia. Frustrado e desgostoso, Oberon decide descontar bagunçando o coreto da natureza. Arma com Puck um plano ardiloso envolvendo uma poção mágica, que fará com que qualquer pessoa se apaixone pelo primeiro ser vivo que vir pela frente. Enquanto isso, um grupo de atores amadores ensaia uma peça para o casamento do duque: Bobina, Chico Flauta, Esmerado, Esgalgado, Caldeira e Pedro Pinho, o diretor da companhia. Oberon transforma Bobina em um homem com orelhas de burro e ordena a Puck que use a poção em Titânia para ridicularizá-la. A belíssima rainha de apaixona pelo asno, assim como as confusões armadas por Puck levam os casais na floresta a caírem de amores pelos pares errados.

Serviço

LOCAL: TEATRO PINHEIRO GUIMARÃES (Rua Silveira Martins, 151/153 – Catete/RJ)

Preço: R$ 20 (inteira) e R$ 10(meia), sábados às 20h e domingos às 19h.

Capacidade: 67 lugares

Duração: 106 minutos

P revisão de temporada: de 23 de outubro de 2010 a 14 de novembro de 2010.

Assessoria de Imprensa

Bruno Barros

Contato: (21) 9816-1476 / (21) 3795-1822

E-mail: bruno.lohan@globo.com

Um comentário:

  1. O espetáculo é mesmo um ESPETÁCULO.O grupo,muito articulado,fez do sonho(de uma noite de verão) uma realidade de talentos. Destaque especial para o Puck,de Eduardo Leão,que fez saltar olhos e corações com o Bom Robin e seus movimentos e trapaças com os amantes.

    Ricardo Viana-Mestre em Educação,Cultura e Organizações Sociais,JUIZ DE FORA -MG

    ResponderExcluir