segunda-feira, 6 de setembro de 2010

Mais notícias no XVII Festival Nordestino de Teatro (Guaramiranga, CE)

Cacuete

A Bahia entra hoje (06) em cena na Mostra Nordeste do XVII Festival Nordestino de Teatro de Guaramiranga - FNT


Uma comédia romântica, premiada como Melhor Espetáculo pelo Prêmio Braskem de Teatro e na categoria de Melhor Atriz, pela atuação virtuosa de Aícha Marques, além das indicações como Melhor Direção para Hebe Alves e Melhor Atriz para Maria Menezes. Trata-se de Uma Vez, Nada Mais, espetáculo da Bahia que será encenado nesta segunda-feira, dia 06, às 19 horas no Teatro Municipal Rachel de Queiroz, como parte da MOSTRA NORDESTE do XVII Festival Nordestino de Teatro de Guaramiranga – FNT. O festival teve início no sábado, 04, e segue até o dia 11 na cidade serrana do Ceará.

Também nesta segunda-feira o Grupo Experimental de Dança, de Pernambuco, participa do XVII FNT com Conceição, por meio do projeto SESC Palco Giratório. Com este espetáculo, o Experimental realizou em 2008 uma turnê nacional e cumpriu temporada em maio de 2009 em Salvador (BA), na programação do Festival do Teatro Brasileiro- Cena Pernambucana. Em 2009, o grupo realizou sua primeira circulação na Europa, com os espetáculos Zambo e Conceição, em comemoração aos seus 15 anos, financiado pelo FUNCULTURA. A apresentação no FNT será às 23h, no Teatro Municipal Rachel de Queiroz.

No Programa de Formação do FNT, começa hoje às 14h no Mosteiro, o FÓRUM PEDAGOGIAS TEATRAIS A PARTIR DA EXPERIÊNCIA DE GRUPOS E COMPANHIAS, sob a coordenação de Izabel Gurgel, diretora do Theatro José de Alencar. Com a ideia básica de um ser encontro, de proporcionar trocas de experiências, entre tantas possibilidades optou-se por trabalhos de grupos e companhias de teatro e dança da história recente do Ceará. Os coletivos artísticos como lugar de formação, como escola-em-processo. Diretores-professores, eles próprios com trajetórias distintas de formação. Do fórum participa nesta segunda-feira Tomaz de Aquino (Teatro Mimo – trabalho com ênfase no teatro físico/mímica). Na terça-feira é a vez de Silvero Pereira (CPBT/TJA – experiência com a montagem do espetáculo Mixórdia) e na quarta, Flávio Sampaio (Diretor da Escola de Dança de Paracuru e da Paracuru Cia de Dança).

MOSTRA NORDESTE na TERÇA-FEIRA

Na terça-feira, 07, no palco da MOSTRA NORDESTE do FNT é a vez de Cacuete – A Incrível performance de crendices, de Sergipe, concepção e direção de Maicyra Leão, que assina também, com o grupo, cenografia e iluminação.

Até sábado, 11, o XVII FNT terá levado aos palcos nove grupos na MOSTRA NORDESTE e contará também com as mostras PALCO CEARÁ (seis espetáculos), TEATRO INFANTIL (oito peças), GUARAMIRANGA EM CENA (três montagens locais), OI ESQUETES (um grupo) e CULTURA POPULAR TRADICIONAL (reisados). Há ainda a CENA LEITURA, com uma apresentação do Curso de Artes Cênicas da UFC.

De fora do Ceará o XVII FNT recebe A gente canta Padilha, de Armindo Bião e grande elenco, um musical de teatro e cordel que estreou no dia 26 de agosto no Teatro Martim Gonçalves (Escola de Teatro da UFBA) em Salvador. Pelo SESC Palco Giratório, entra em cena ainda Mi Muñequita (Grupo Ponte Cultural – SC).

Ricardo Guilherme, ator, dramaturgo e diretor teatral cearense, será homenageado no XVII FNT. Em quatro décadas de atividade, numa trajetória nacional e internacional, tem mais de cem espetáculos realizados. Na NOITE DE ENCERRAMENTO desta edição ele apresenta A divina comédia de Dante e Moacir.

QUEM FAZ O XVII FNT

O XVII Festival Nordestino de Teatro é uma realização da Associação dos Amigos da Arte de Guaramiranga (AGUA). Patrocínio: Oi. Promoção: Jornal O Povo. Apoio cultural: Oi Futuro e Coelce. Apoio: Tintas Hidracor. Parceria: Fecomércio / SESC-Ce. Apoio institucional: Prefeitura Municipal de Guaramiranga e Theatro José de Alencar. Este projeto é apoiado pela Lei Estadual de Incentivo à Cultura.

SERVIÇO

XVII Festival Nordestino de Teatro de Guaramiranga (FNT) – Até 11 de setembro de 2010 em Guaramiranga (CE). Informações: (85)3321.1405, (85)3321.1621, (85)3321.1623 (Guaramiranga) e fnt@agua.art.br . Ingressos: Preços variam conforme o espetáculo. A Divina Comédia de Dante e Moacir (dia 11): 10,00 / 5,00. Outros espetáculos: R$ 5,00 / R$ 2,50. A programação completa está disponível no www.agua.art.br/fnt2010

DÉGAGÉ

Assessoria de Imprensa

Jornalistas Resp: Sônia Lage e Eugênia Nogueira

(85)3252.5401 / 9989.5876 / 9989.3913

degage@degage.com.br  / http://www.degage.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário