sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

CULTURA ARTÍSTICA VAI REABRIR EM 2012 / São Paulo


Teatro Cultura Artística - reabre em 2012 - FONTE: blog http://agitadorcultural.zip.net


Aberto em 1950, o espaço consagrou-se como um dos principais palcos da história de São Paulo. O teatro foi projetado pelo arquiteto Rino Levi, contava com duas salas --uma para concertos e outra para peças-- e apresentou, na inauguração, os maestros e compositores brasileiros Heitor Villa-Lobos e Camargo Guarnieri. Em agosto de 2008, após abrigar atrações nacionais e internacionais diversas, foi destruído por um incêndio.

O público terá de aguardar mais um pouco pelo novo Cultura Artística. As obras estão previstas para começar em março deste ano, e a conclusão deve acontecer em 2012. Valerá a pena esperar, contudo. O projeto garante maior área construída e uma sala única, de grandes dimensões, com 1.406 lugares. A fachada terá 32,7 metros e a área do prédio vai mais que dobrar: passará de 4.525 m2 para 10.500 m2.

Para alcançar tal magnitude --orçada em R$ 75 milhões--, foi acionada uma campanha de captação de recursos em março de 2009, que envolveu encontros com empresários e até um jantar na casa do prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, com amigos. Em breve, a ação alcançará seu público-alvo, os frequentadores de teatro, com gravações em áudio vinculadas em salas teatrais, pedindo doações para o projeto. Nomes como Denise Fraga, Juca de Oliveira, Jô Soares, Beatriz Segall, Karin Rodrigues e Drauzio Varella estão confirmados para participar das gravações. O espaço arrecadou cerca de R$ 15 milhões por enquanto.

Teatro Cultura Artística - r. Nestor Pestana, 196, República, região central, São Paulo, SP.

Nenhum comentário:

Postar um comentário