quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

CURSO DE IMPROVISAÇÃO / RJ

Com Claudio Amado

NOVO HORÁRIO: 3ª feiras 20h às 22h

INÍCIO: 02/março (Aula aberta para interessados)

LOCAL: Sede da Cia Teatro Contemporaneo

Rua Conde de Irajá, 253 - Botafogo

INFORMAÇÕES: (21) 2537-5204 / 2530-5264

http://www.ciadeteatrocontemporaneo.com.br/

A técnica IMPRO ajuda a se conectar com a espontaneidade, a liberar a criatividade e adquirir a capacidade de criar e encenar histórias simultaneamente. Atrever-se a avançar ao desconhecido da narrativa. Confiar no outro.

A improvisação é mais do que fazer rir, é uma forma de melhorar a criatividade no trabalho e de melhorar a comunicação, a colaboração e o trabalho em equipe.
Trata-se de aprender a escutar o outro e a construir algo que é maior do que o individual.

O improvisador é ator, diretor e dramaturgo ao mesmo tempo, sendo totalmente responsável pela criação. A improvisação se baseia em uma série de princípios capazes de serem desenvolvidos como se fossem um músculo e que repercutem em todas as facetas da vida: a adaptação, a escuta, a se valorizar, a não se frustrar diante do fracasso, a arriscar-se ao desconhecido, a confiança no outro, a solidariedade e cooperação e como conseqüência de tudo isto, o sucesso e a diversão.

Improvisar não se trata de fazer algo de uma maneira determinada e sim de deixar livres os próprios recursos para encontrar algo novo.

“Não é a mais forte das espécies que sobrevive, nem a mais inteligente, mas as mais sensíveis às mudanças”
(Charles Darwin)

CONTEÚDO:

*Relaxamento, integração, atenção, entrosamento, cooperação, aceitação, colaboração, parceria, companheirismo, trabalho em equipe, adaptação, apoio.
*Aceitar/enfatizar/apoiar a idéia do outro.
* Adaptar-se rapidamente ao que é proposto.
*Regras do IMPRO, posturas, estado de espírito, imaginação, rapidez de raciocínio, atenção, adaptabilidade, aceitação das idéias dos outros, empatia, clareza, objetividade.
*Estrutura da narrativa curta
*Como criar uma história em equipe, sem combinação prévia?
*Recursos de narrativa
*Treinamento e Apresentação de jogos e formatos de improvisação: Teatro-Esporte, CATCH, Campeonato carioca de Improvisação, etc

PROFESSOR:

Claudio Amado (Ator, diretor e professor de IMPRO. Formado em Artes Cênicas/Interpretação pela UNI-RIO/1997, participou de diversos espetáculos como ator, além de participações em televisão, publicidade, cinema e eventos. Em 2003, foi um dos fundadores da 1ª companhia oficial de IMPRO e Teatro-Esporte do Rio de Janeiro, a CIA TEATRO DO NADA, que montou os espetáculos “TEATRO DO NADA", "NADA CONTRA", “IMPROZAP“, “DOIS É BOM” e “IMPRO NIGHT“.

Em 2005, começou a ministrar aulas de IMPRO na sede da Cia Teatro Contemporâneo, onde organizou os três primeiros campeonatos cariocas de improvisação teatral, além de dirigir os espetáculos "Jogo das Estrelas“, "ImprovInsanos - Narrativas Improvisadas", "Amistosos de Improvisação", "Sextas Improvisadas", "ImprovInsanos - Musicaos” e “Impro de Sete Cabeças”.

Já ministrou oficinas de IMPRO no Inverno Cultural de São João Del Rey, na ESPM (Escola Superior de Propaganda e Marketing), para funcionários do Bob’s e para outras companhias teatrais. Participou como Professor Convidado do espetáculo “Z.É - Zenas Emprovisadas” em 2008 e 2009.

Nenhum comentário:

Postar um comentário