sexta-feira, 16 de julho de 2010

Daniel Dantas revela seus trechos preferidos de "Macbeth" (São Paulo, SP)


Direção: Aderbal Freire-Filho.
Duração: 160 minutos.
Não recomendado para menores de 14 anos.


Fabiana Seragusa

É sempre muito difícil para um ator escolher os melhores momentos de uma peça. Mas a resposta inicial de Daniel Dantas já deixa claro que sua relação com o espetáculo "Macbeth", que protagoniza ao lado da atriz Renata Sorrah, é intensa e apaixonante.

Daryan Dornelles/Folhapress

Daniel Dantas e Renata Sorrah encenam "Macbeth", espetáculo que ficará em cartaz no Sesc Pinheiros, em SP, até o próximo domingo

"A minha primeira vontade é dizer que meu trecho preferido começa com 'Quando vamos nos encontrar de novo?' e termina em 'Vamos todos a Scone, onde serei coroado'", diz ao Guia. O trecho corresponde à peça inteira. "Mas, enfim, imagino que eu deva reduzir um pouco a minha escolha, né?", brinca.

Então, Daniel revela os três momentos definidos como os "mais desafiadores e melhores de se fazer, neste momento da vida do espetáculo". O primeiro mostra o mar de dúvidas de Macbeth antes de cometer seu primeiro assassinato. O segundo, uma conversa forte com dois matadores. E o trecho final escolhido vem logo após o anúncio da morte de sua amada.

"Mas não é incomum sair de cena achando que a melhor fala minha na peça tenha sido 'uma mulher te pariu', 'falaremos mais' ou outra tão prosaica quanto. Cada dia é um dia."

Escrito por William Shakespeare, o espetáculo fica em cartaz no Sesc Pinheiros (zona oeste de São Paulo) até o próximo domingo (18), com direção de Aderbal Freire-Filho. Os ingressos custam de R$ 5 a R$ 20, e a duração é de 160 minutos.
*

Veja os trechos escolhidos por Daniel Dantas:

TRECHO 1

Macbeth

Se isso acabasse assim que fosse feito, então era bom que fosse feito rápido. Se o assassinato pudesse confundir os fios das consequências, e alcançar, quando a vida dele cessasse, o sucesso, só esse golpe podia ser tudo e o fim de tudo. Mas aqui, da margem do rio do tempo, corremos o risco do salto para o que há depois da vida.

E nesses casos ainda temos aqui o julgamento. As ordens sangrentas, quando são seguidas, voltam como uma praga para quem as deu. Para manter o equilíbrio da balança da justiça, a mão conduz o conteúdo do nosso cálice envenenado aos nossos próprios lábios. Ele está aqui em dupla confiança: primeiro, sou seu parente e seu súdito, ambos fortemente contra o ato. E ainda, como seu anfitrião, eu deveria fechar a porta contra seu assassino, e não empunhar a faca eu mesmo.

Além disso, Duncan exerce seus poderes com tanta humildade, tem sido tão puro em seu grandioso cargo, que suas virtudes vão advogar como anjos, com sua linguagem de trombetas, contra a amaldiçoada ação de seu extermínio. E a piedade, como um recém-nascido nu, galopando uma rajada de vento, ou querubins celestes

cavalgando os mensageiros invisíveis do ar, soprarão o ato horrendo em todos os olhos e as lágrimas afogarão o vento. Não tenho esporas para cravar nas ancas da minha vontade, é só a ambição que salta, mas seu impulso é grande demais e ela cai do outro lado.

-

TRECHO 2

Macbeth

Sabem agora que era ele quem, naquele tempo, mantinha vocês subjugados, enquanto vocês pensavam que a culpa era de nossa inocente pessoa? Isso tudo esclareci na nossa última conversa, provando ponto por ponto. Como manipulava vocês, frustrava suas ambições, com que meios, quem manejava esses meios. E tudo mais, de modo que mesmo quem só tem meio entendimento, ou uma mente insana, pode dizer: "Foi Banquo quem fez isso".

Primeiro assassino

Você trouxe tudo isso a nosso conhecimento.

Macbeth

Fiz isso. E vou além, o que é agora a razão desse segundo encontro. Vocês aceitam que a paciência, tão predominante na natureza de vocês, deixe passar tudo isso? São tão religiosos, a ponto de rezar por esse bom homem e por seus descendentes, sabendo que era a mão pesada dele que os empurrava para o túmulo, condenando vossas famílias a mendicância?

Primeiro assassino

Somos homens, meu soberano.

Macbeth

É, numa classificação simples vocês aparecem como homens, do mesmo modo que pastores alemães, belgas, mastins, cocker-spaniels, dachshunds, labradores, cães-lobo são todos chamados pelo nome de cachorros. A listagem mais bem feita distingue o veloz, o lento, o sutil, o cão de guarda, o caçador, cada um de acordo com o dom que a abundante natureza colocou nele, e pelo qual ele recebe uma definição especial, diferente daquela do conjunto onde estavam juntos. É igual com os homens. Agora, se vocês têm um lugar especial na lista, e não são dois vira-latas quaisquer, do mais baixo escalão da humanidade, declarem. E eu confiarei a vossa coragem essa tarefa e a execução dela vai liquidar o inimigo de vocês e trazê-los para perto do nosso coração e do nosso amor. Quem depende de nossa saúde, abalada pela vida dele, com sua morte, nos cura.

Segundo assassino

Sou um homem, meu soberano, tão castigado pelos golpes mais vis do mundo que nada me importa e faço qualquer coisa contra a ordem do mundo.

Primeiro assassino

Já eu, tão cansado de fracassos e desprezado pela sorte, arriscaria minha vida por qualquer oportunidade de consertá-la ou de me livrar dela.

Macbeth

Os dois sabem que Banquo era inimigo de ambos.

Assassinos

É verdade, meu senhor.

Macbeth

E é meu também. E é tão sangrenta nossa inimizade que cada minuto da sua existência faz pressão contra o mais íntimo da minha vida. Embora fosse fácil, com meu poder, abertamente, varrê-lo da minha vista, justificando minha ação apenas com minha vontade, não devo fazer isso

em atenção a certos amigos que temos em comum, de cujo amor não posso abrir mão. Devo chorar sua morte que eu mesmo planejei. E é por isso que com amor recorro a ajuda de vocês, escondendo essa empreitada do olhar do povo por diversas razões que pesei bastante.

Segundo assassino

Nós vamos, senhor, executar o que nos ordena.

Primeiro assassino

Ainda que nossas vidas...

Macbeth

Vejo em vocês o brilho da disposição. Em uma hora, no máximo, eu direi a vocês o lugar onde devem ficar e os ponho a par da hora em que devem estar atentos, o momento certo, pois deve ser feito esta noite e a uma certa distância do palácio, sempre tendo em mente que estou fora disso. E para não deixar problemas nem falhas no serviço, o filho dele, Fleance, que lhe faz companhia e cuja desaparição é tão essencial para mim quanto a de seu pai, deve abraçar também o destino dessa hora sombria. Decidam entre vocês.

-

TRECHO 3

Macbeth

Ela só devia morrer depois do que está por vir. Então haveria o tempo de pronunciar essa palavra. Amanhã e amanhã e amanhã arrastam-se nesses passos inúteis dia a dia, até a última sílaba do livro do tempo, e todos os nossos ontens terão iluminado para os tolos o caminho de volta ao pó. Apaga, apaga chama breve. A vida é só uma sombra que passa, um pobre ator vaidoso e exibido quando está no palco e que depois não é mais ouvido. É uma história contada por um idiota, cheia de som e fúria, que não significa nada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário