sexta-feira, 16 de julho de 2010

Bola Preta, espetáculo no Teatro do Leblon (Rio de Janeiro, RJ)


Horário: 20 julho 2010 às 21:00 a 4 agosto 2010 às 21:00


Local: Teatro do Leblon

Organizado por: Eduardo Marins

RELEASE

BOLA PRETA

Uma peça sobre os bastidores do teatro e a arte de interpretar

Bola Preta surgiu da necessidade da atriz Bia Napolitani de encenar um projeto próprio por causa da dificuldade de encontrar uma peça pra montar. “Sai escrevendo em cima de coisas que já pesquisava como o limite entre a realidade e a ficção e fiz uma homenagem ao próprio teatro em uma mistura de climas de Nelson Rodrigues e Pirandelo”, explica jovem e promissora dramaturga.

Bola Preta se passa em pleno Carnaval dos dias atuais, no último dia de apresentação da peça “Os Sete Gatinhos” de Nelson Rodrigues por uma Cia. de teatro. O elenco não consegue se desligar das personagens e resolve fazer um ritual de despedida após a apresentação. Ao fim do ritual eles se vêem presos no teatro e as personagens tomam vida própria “encarnando”, como no sentido espírita, no corpo dos atores e atrizes. Em três planos (realidade, ficção e espiritualidade) até Nelson Rodrigues baixa em uma das atrizes. Segundo a autora, a peça discute a própria questão da identidade do ator e a arte de construir uma personagem. “Além disso, quero refletir sobre como lidar com o fim. O teatro é a arte mais efêmera que existe”, conclui Bia Napolitani.

O universo rodrigueano escrito pela jovem atriz e autora encantou o prestigiado diretor Marco Antônio Brás, vencedor do prêmio Shell SP de 2009, que aceitou o convite para dirigir Bola Preta. Brás define o espetáculo como “uma farsa trágica carioca em ato único”.

O elenco também traz artistas premiados: Biá Napolitani e Juliana Delgado receberam em 2008 o Troféu Arlequim, no Festival de Teatro Cidade do Rio de Janeiro, de melhor atriz e melhor atriz coadjuvante. No mesmo Festival e com o mesmo troféu, a atriz Helena Machado foi a vencedora com o melhor texto. O elenco conta ainda com o ator Mário Hermeto, que ao longo dos 35 espetáculos de sua carreira participou de peças premiadas. Bola Preta apresenta uma das mais promissoras atrizes da nova geração, Maria Eduarda Machado, atriz que foi revelada em 2007 no seriado Malhação, da Tv Globo. A produção do espetáculo tem à frente o produtor cultural Eduardo Marins, idealizador dos mais importantes festivais de teatro do Rio e de São Paulo.

FICHA TÉCNICA

Texto: Biá Napolitani

Direção: Marco Antônio Braz

Produção: Eduardo Marins

Elenco: Biá Napolitani, Helena Machado,

Juliana Delgado, Maria Eduarda Machado

e Mário Hermeto

Produção Executiva: Cris Pimentel

Cenografia: Coletivo Nós Três

Figurinos: Clarice Rito

Iluminação: Rodrigo Graciosa

Trilha sonora: Eduardo Oliveira e Marcelo Lobato

Músicas: Eduardo Oliveira

Assistente de direção: Edvard Vasconcellos

Assistente de produção: Idelina Jardim

Preparação corporal: Marcelo Lopes

Assessoria de Imprensa: Bruno Pacheco

Design Gráfico; Angêla Meurer

Fotografia: Vivian Ribeiro

Visagismo: Cléia Tomaz

Cenotécnico: Aldeir Oliveira

Operador de Luz: Hélio Malvino

Operador de Som: Leandro Vieira

Costureira: Neiva Mota

Contra-regra: Daniel Rodrigues

Nenhum comentário:

Postar um comentário