terça-feira, 27 de julho de 2010

Guy de Maupassant no Teatro Solar de Botafogo (Rio de Janeiro, RJ)

Teatro Solar de Botafogo

Guy de Maupassant


Teatro e literatura sempre andaram de mãos dadas. Muitos dramaturgos publicaram contos e romances, assim como muitos escritores se aventuraram em peças teatrais. Não raro vê-se a transposição de obras literárias para os palcos. Trata-se de um desafio para o ator dar vida às palavras do livro e resgatar a valorização do texto na representação.

Este é o caso do espetáculo Guy de Maupassant. Nele, há utilização mínima de recursos cênicos para que nada distancie o espectador da escrita do autor. Em forma de monólogo, são narrados e encenados alguns dos melhores contos do escritor francês, em homenagem aos 160 anos de seu nascimento.

Guy de Maupassant publicou mais de trezentos contos em apenas dez anos, além de alguns romances, poesias e peças de teatro. Foi discípulo de Gustave Flaubert, de quem herdou o estilo elegante e simples. Trabalhou e viveu intensamente. Enfrentou a sífilis e a loucura dela decorrente. Tentou suicídio e morreu em um sanatório aos 42 anos.

Mesmo com vida tão atribulada e curta, deixou verdadeiras jóias em forma de palavra. Foi ourives na arte de lapidar o caráter e os sentimentos dos personagens, ao descrever suas desilusões e limitações. A obra versátil de Guy de Maupassant transita do realismo ao fantástico com igual vigor e originalidade.

No espetáculo, a atriz Joana Ferry, sob a direção de Evandro Meirelles Santos, apresenta quatro contos do autor: No Campo, Senhorita Perle, A Morta e O Horla (primeira versão).

FICHA TÉCNICA

Autor: Guy de Maupassant

Direção: Evandro Meirelles Santos

Adaptação e Interpretação: Joana Ferry

Cenário e Figurino: Bianca Borsoi

Iluminação: Rubia Vieira

Preparação Vocal: Dília Tosta

Programação Visual: Raquel Braz

Operação de Luz: Kadu Santoro

Assessoria de Imprensa: Isabela Marinho

Fotos: ::Photoria::

Serviço

Local: Teatro Solar de Botafogo

Endereço: Rua General Polidoro, 180 – Botafogo
(estacionamento em frente)

Telefones: 2543 5411 / 2542 9458

Temporada: 11 de junho a 29 de agosto de 2010

Dias e Horários:

sextas e sábados às 21 horas

domingo às 20 horas

Duração do espetáculo: 70 minutos

Ingressos: 30 reais (inteira) e 15 reais (meia)

vendas na bilheteria do teatro ou pela http://www.ingresso.com/

desconto de 30% para funcionários e assegurados de Furnas, OAB e

Cia de Seguros Porto Seguro

desconto de 50% para assinantes de O Globo

Classificação: 10 anos

Categoria: Teatro adulto

SINOPSE:

“Guy de Maupassant” faz uma homenagem ao escritor francês nos 160 anos de seu nascimento. O espetáculo busca valorizar o texto e apresentar o vigor e a originalidade de sua obra, que transita do realismo ao fantástico. A atriz, sozinha no palco, narra e dá vida aos personagens em quatro histórias de escrita simples, mas capazes de gerar reflexões profundas. Todas elas nos mostram a precisão e a delicadeza com que Maupassant retrata o ser humano. Os contos realistas “No Campo” e “Senhorita Perle” revelam com lucidez as paixões e desilusões. Os fantásticos “A Morta” e “O Horla” abordam o estranho de forma plausível, além de expor a limitação de nossos sentidos.

SINOPSE RESUMIDA:

“Guy de Maupassant” faz uma homenagem ao escritor francês nos 160 anos de seu nascimento. A atriz, sozinha no palco, narra e dá vida aos personagens dos contos “No Campo”, “Senhorita Perle”, “A Morta” e “O Horla”. Quatro histórias de escrita simples, mas capazes de gerar reflexões profundas. Todas elas nos mostram a precisão e a delicadeza com que Maupassant retrata o ser humano.

Isabela Marinho

Assessoria de Imprensa

(21) 8823-2262

Nenhum comentário:

Postar um comentário