sexta-feira, 16 de julho de 2010

BLITZ, de Bosco Brasil, estreia dia 17 ao Centro Cultural (Sâo Paulo,SP)

clique na imagem para ler melhor


“Blitz”, do premiado dramaturgo Bosco Brasil, estréia com direção de Ivan Sugahara


Montagem marca o retorno do autor aos palcos paulistanos e tem Janaína Ávila e Marcello Escorel no elenco. Temporada começa no dia 17 de julho (estréia para convidados) no Centro Cultural São Paulo – Sala Paulo Emílio

Estréia em 17 de julho, no Centro Cultural São Paulo, Sala Paulo Emílio, a peça “Blitz”, escrita por Bosco Brasil, um dos mais importantes dramaturgos brasileiros. Bosco recebeu os prêmios Shell e APCA de melhor autor em 2002 por “Novas Diretrizes em Tempos de Paz”, e com outras duas indicações ao Shell: "O Acidente" (2000) e “Cheiro de Chuva” (2007).

O espetáculo, dirigido por Ivan Sugahara, tem no elenco Marcello Escorel, que realiza pela terceira vez uma incursão em um texto de Bosco Brasil. O ator, que por sua atuação em “Cheiro de Chuva” foi indicado ao prêmio Shell, contracena com Janaína Ávila, atriz paulistana com passagem pelo CPT de Antunes Filho que também é responsável pela produção da peça.

Blitz trata de temas delicados como a violência e o medo, além da influência da sociedade em nossas vidas particulares. A peça traz o conflito de dois personagens: Cabo Rosinha (Marcello Escorel) e sua esposa, Helô do Pãozinho (Janaína Ávila). O primeiro é acusado de ter matado um menino em uma blitz realizada em uma escola pública, a segunda pressionada pela opinião pública resolve abandonar o marido, com medo daquele a quem ama. O espetáculo traz a discussão final do casal, no momento em que Helô revela ao policial que o deixará. A platéia, então, testemunha o desenrolar de um drama vivido por eles todos os dias.


Janaina Ávila finterpreta Helô

O texto de “Blitz” segue o estilo já característico e premiado do autor de “Novas Diretrizes em Tempos de Paz”: formato curto e diálogos elaborados de forma a prender a atenção do espectador. Em um ritmo acelerado os segredos e medos dos personagens são revelados e a platéia é levada a tornar-se cúmplice do policial que acabara de julgar.

Segundo seu diretor, Ivan Sugahara, uma das grandes preocupações foi não cair no óbvio e nos clichês de dramas. “Trabalhei o texto para mostrar a repercussão da violência na vida do casal em sua vida cotidiana, revelando a sensação de isolamento. Desde o início, nossa preocupação foi fugir da linguagem dramática. Cenário, figurino e trilha sonora foram pensados voltados para a linguagem lúdica e metafórica”, diz o diretor.

Em sua terceira peça de Bosco Brasil, Marcello Escorell faz o contraponto à figura frágil, doce e sofrida de Helô do Pãozinho, interpretada por Janaína Ávila. “O ator, que demonstra muita força em seu corpo e na maneira de gesticular e falar, acaba se fragilizando perante a personagem de Janaína no decorrer da trama”, explica Sugahara.

O espetáculo foi ganhador do Edital Eletrobrás Cultura 2009 para essa montagem e vem de uma temporada no Rio de Janeiro de três meses, com críticas muito favoráveis:

Crítica de Lionel Fischer - 22 de março

"Com relação ao espetáculo, Ivan Sugahara realiza aqui um de seus melhores trabalhos, evidenciando uma compreensão perfeita das propostas do autor, trabalhando de forma exemplar os tempos rítmicos, os muitos silêncios (sempre preenchidos de grande carga emocional) e também valorizando na medida certa as explosões do casal. Este, cumpre registrar, interpretado de forma irretocável pelos dois intérpretes. Janaína Ávila consegue valorizar todas as características de uma personalidade atormentada pela dúvida e pela mágoa, com Marcello Escorel demonstrando, mais uma vez, porque merece ser considerado um dos melhores atores de sua geração, já que tudo que faz nos convence por sua enorme capacidade de entrega e por sua inteligência cênica, que o faz optar por caminhos que causariam pânico em atores apenas medianos e que se contentam com o óbvio. Sem dúvida, uma atuação brilhante."

Crítica Veja Rio - 30 de março

Alta Tensão - Montagem e elenco inspirados realçam as virtudes do drama Blitz, novo texto de Bosco Brasil

(...)Janaína Ávila empresta emoção na medida certa à meiga e compreensiva Helô, enquanto o tarimbado Escorel faz do policial um tipo duro, pela natureza de sua atividade, mas também com um lado frágil. Juntos, elenco e equipe técnica levam a plateia a acompanhar de perto uma história triste da qual se tiram algumas lições.

FOTOS EM ALTA

http://www.flickr.com/photos/41310365@N02/sets/

SERVIÇO:

Peça: “Blitz”

Autor: Bosco Brasil

Direção: Ivan Sugahara

Elenco: Janaína Ávila e Marcello Escorel

Centro Cultural São Paulo – Sala Paulo Emilio – R. Vergueiro, 1000

Estréia: 17 de julho de 2010 (para convidados)

Temporada: de sexta a sábado, às 21h, e domingo, às 20 – Até 15 de agosto

Preço: R$ 20 (inteira) R$ 10 (meia)

Classificação etária: 12 anos

FICHA TÉCNICA:

Texto: Bosco Brasil

Direção: Ivan Sugahara

Elenco: Janaína Ávila e Marcello Escorel

Iluminação: Renato Machado

Trilha Original: Rebello Alvarenga

Figurino: Patricia Muniz

Cenário: Natália Lana

Adaptação de cenários para viagens: Juliana Fernandes

Visagismo: Marcello Labela

Artista Plástica e Programadora Visual: Juliana Moraes

Cenotécnico: André Salles

Modelista: Lúcia Lima

Músico Intérprete da Trilha: Camila Brioli

Assistente de Direção: Letícia Isnard

Assistente de Produção: Raphael Freire

Assistente de Cenografia: Marieta Spada

Assistente de Figurino: Eve Rodrigues

Assistente técnico de Trilha Sonora: Ricardo Gonçalves

Fotógrafo: Dalton Valério

Produção Executiva no Rio de Janeiro: Casa Cinco – Mariana Rameck e Maria Clara Guim

Produção Executiva em São Paulo: Camila Sartorelli e Roberta Sollera

Realização e Direção de Produção: Janaína Ávila e 2BB2 Produções Artísticas

ASSESSORIA DE IMPRENSA:

Assessoria de Imprensa: Denise Cavalcante Assessoria

11(46124341)

assessoria@denisecavalcante.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário