terça-feira, 20 de julho de 2010

inscrições abertas: 10o. FETOBH, Teatro Estudantil (Belo Horizonte, MG)

clique na imagem para ler melhor


Estamos divulgando o período de inscrições para a décima edição do FETO – Festival Estudantil de Teatro de Belo Horizonte.


O FETO durante suas dez edições recebeu grupos, estudantes e arte-educadores de todo o Brasil com intuito de fomentar uma rede colaborativa do ensino de artes cênicas.

As inscrições estão disponíveis apenas via internet até o dia 16 de agosto.  Estamos recebendo inscrições até o dia 16 de agosto, portanto seria interessante que divulgassem o quanto antes.

O FETO é realizado pela Associação No Ato Cultural, e possui apoio de leis de incentivo estadual e federal; e as inscrições de espetáculos são gratuitas.

Segue em anexo o release do evento.

Confira o regulamento e mais informações pelo site http://www.fetobh.art.br/

Muito obrigado,

Sóstenes Reis

Assessor de Comunicação

(31) 8433-4719

(31) 2555-8575

http://www.noatocultural.org.br/

http://www.fetobh.art.br/

www.twitter.com/FETOBH
 
.....
 
FETO recebe inscrições para sua 10ª edição


Estudantes de todo o país já podem se inscrever no Festival Estudantil de Teatro 2010

É tempo de comemorar as dez edições do FETO - Festival Estudantil de Teatro, sempre realizado em Belo Horizonte (MG), e seus 12 anos de existência. Nesta caminhada, presenciamos estudantes, artistas e educadores em formação numa promessa de um Brasil recheado de cenas, atores e educadores. As inscrições estão disponíveis apenas via internet, com envio de material complementar por correio, até o dia 16 de agosto (confira as informações abaixo). Ao fim do festival, em novembro, os jurados escolherão destaques dos espetáculos participantes e duas peças que serão reapresentadas em 2011.

Estudantes vinculados a qualquer instituição de ensino no Brasil podem participar em duas categorias: Teatro na Escola, destinada a estudantes de escolas dos ensinos fundamental, médio e superior; e Escola de Teatro, voltada para estudantes de instituições de artes cênicas. Os espetáculos de ambas as categorias poderão ser inscritos nas modalidades teatro de palco, teatro alternativo e teatro de rua.

O FETO, um dos mais importantes festivais de teatro estudantil do Brasil, realizado desde 1999 – apenas em 2004/05 o festival não foi organizado –, tem como objetivo não só apresentar espetáculos de grupos de teatro estudantis, mas também de estabelecer redes sociais colaborativas entre companhias artísticas para a articulação de um debate crítico.

Na edição do ano passado, o festival atingiu a marca de 576 estudantes inscritos de oito estados brasileiros, um recorde que endossa o festival como um importante evento nacional. Essa abrangência só foi alcançada graças a iniciativas de criação de redes colaborativas pela Associação No Ato Cultural e grupos participantes desde a primeira edição, em 1999.

A seleção dos espetáculos do festival será feita por cinco profissionais de artes cênicas, a partir do material entregue pelos grupos na inscrição. O resultado da seleção será divulgado até o dia 26 de agosto no site do FETO (www.fetobh.art.br). Já a programação desta décima edição será definida assim que os grupos forem selecionados.

Durante esses 12 anos, o FETO também abriu espaço para oficinas, palestras e mesas-redondas que auxiliaram na capacitação de estudantes e na formação de redes colaborativas, como relatam representantes de grupos de edições passadas.

“A iniciativa do FETO é importantíssima como formadora de público e uma oportunidade para o crescimento artístico de vários estudantes do ensino regular, técnico e universitário”, avalia Andrea Baruqui, atriz do grupo Garabateios Investigações Teatrais de Belo Horizonte.

A resposta dos estudantes-artistas envolvidos ilustra essa posição do FETO no calendário estudantil. O diretor Varlei Xavier, do Grupo Brinquedo Torto de Santo André – SP, que participa do festival desde 2007, completa que a participação no FETO tem ajudado a conseguir um reconhecimento e notoriedade do grupo perante a comunidade artística e educacional.

O FETO é uma realização da Associação No Ato Cultura, focado no trabalho com educação e cultura. A edição deste ano conta com os benefícios da Lei Federal Rouanet de Incentivo à Cultura e apoio institucional do Instituto Unimed BH, além dos benefícios da Lei Municipal de Incentivo à Cultura, por meio do patrocínio da Contax.

SERVIÇO E DATAS IMPORTANTES

INSCRIÇÕES

A ficha de inscrição deve ser preenchida no site do festival e o material complementar enviado por correio à Associação No Ato Cultural (Rua Itajubá, 1310 - Sagrada Família, Belo Horizonte/MG - CEP 31030-430), até o dia 16 de agosto.

SELEÇÃO

Os nomes dos grupos selecionados serão divulgados até dia 26 de agosto.

APRESENTAÇÕES

Ocorrerão entre a segunda quinzena de outubro e a primeira semana de novembro.

ENCERRAMENTO

A cerimônia de encerramento deve ser realizada na segunda semana de novembro

MAIS INFORMAÇÕES

Bruno Moreno: (31) 9816-5011 e 9233-1341

Sosti: (31) 8433-4719

No Ato Cultural: (31) 2555-8575.

Site: http://www.fetobh.art.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário