quarta-feira, 28 de julho de 2010

II Seminário de arte-educação, no SESC Piedade (Recife, PE)

Ana Mae Barbosa, Ingrid Koudela e Charlon Cabral

"Os caminhos das coisas podem não ser a razão e sim a intuição".


Esta acontecendo na UFPE desde o dia 26 de julho o II Seminário de arte-educação, promovido pelo SESC Piedade que terá seu encerramento dia 30 de julho.

O grande homenageado do evento é o inesquecível pernambucano ator, diretor, encenador e arte-educador Marco camarotti, falecido a dois anos.

Na segunda feira passada o evento teve a honra de receber a palestrante Ana Mae Barbosa com o tema: Arte-educação história e práticas pedagógicas. Todos ficaram encantados com a presença da nobre arte-educadora.

Em particular o momento foi muito oportuno para o aprendiz, ator, encenador e arte-educador Charlon Cabral que dedica-se a um ano e meio a uma pesquisa de oficina teatral lúdica intitulada "Um Olhar Lúdico sobre o Quintal", que tem como foco os conceitos teóricos da professora Ana Mae e Ingrid Koudela com seus jogos teatrais.

O momento foi realmente muito oportuno para o enriquecimento teórico da oficina, que torna-se para Limoeiro e região uma referência em arte-educação bem sucedida surgida dentro do espaço cultural Galpão das Artes (Potinho de cultura do Minc). A oficina já paritcipou de festival de teatro, capacitaçãoes com crianças e arte-educadores na própria cidade e municípios visinhos.

Charlon Cabral entregou as duas mestras material que conta um pouco da trajetoria louvavel que é o projeto Galpão das Artes.

Após a palestra os arte-educadores tiveram a honra de iniciar um trabalho teatral com Ingrid Koudela outra nobre arte-educadora que tem como foco os trabalhos de jogos teatrais na infância.

"Sinto-me feliz de ter tido a oportunidade de conhecer de perto essas duas personalidades do universo das artes cênicas, em especial por saber que tenho uma pesquisa fundamentada em conceitos delas", cita Charlon Cabral com grande satisfação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário