quarta-feira, 14 de abril de 2010

Mais notas sobre o Prêmio Shell / SP

Prêmio de teatro consagra 'Memória da Cana' em SP


Memória da Cana: dois prêmios Shell (direção e cenário)

 AE - Agência Estado

A entrega do Prêmio Shell de Teatro, na noite de anteontem, no Estação São Paulo, em Pinheiros, consagrou "Memória da Cana", adaptação de "Álbum de Família", de Nelson Rodrigues. O espetáculo tinha o maior número de indicações, concorrendo por direção, cenário, figurino e iluminação. Levou as duas primeiras. Emocionado, Newton Moreno, que dividiu o melhor cenário com Marcelo Andrade, dedicou seu prêmio de diretor a Marcio Aurélio, que estava na plateia.

Infelizmente, a premiação (a única que ainda prestigia exclusivamente a classe teatral, depois dos extintos prêmios Molière e Apetesp) foi esvaziada pela ausência de alguns vencedores. Fernanda Montenegro, melhor atriz por "Viver Sem Tempos Mortos", justificou estar presa no Rio por causa das chuvas. O melhor ator, João Miguel, por "Só", também faltou. Luiz Päetow, vencedor em iluminação, por "Music Hall", não foi por problemas de saúde.

Wanda Sgarbi venceu em figurino, por "O Capitão e a Sereia", do grupo Clowns de Shakespeare, e William Guedes fez a melhor música, "Concerto de Ispinho e Fulô", inspirada na obra de Patativa do Assaré. "Esse troféu premia o espetáculo todo, com atores fazendo música e músicos fazendo teatro", disse Guedes.

Na categoria especial, a contemplada foi a Cia. São Jorge de Variedades pela pesquisa e criação de "Quem não Sabe mais Quem É, o que É e Onde Está Precisa se Mexer". Como melhor autor, ganhou Rafael Primot, de "O Livro dos Monstros Guardados". A 22.ª edição do prêmio terminou com uma homenagem ao ator e diretor Fernando Peixoto, que, aplaudido de pé, assistiu a imagens no telão de peças em que trabalhou ("Calabar", "Mortos Sem Sepultura", "Tambores na Noite" e "Um Grito Parado no Ar"). As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário