quinta-feira, 22 de abril de 2010

Teatros de Porto Alegre: de Câmara Túlio Piva


Teatro de Câmara Túlio Piva


Criado em 1970, o Teatro de Câmara foi o primeiro sob responsabilidade da Administração Municipal. Utilizando um antigo depósito de automóveis, a proposta era que seu uso durasse cerca de cinco anos, tendo em vista que, originalmente, o Plano Diretor da cidade previa a passagem de uma avenida pelo local.

Alterado o plano, o teatro ali permaneceu, foi reformado e reinaugurado em 1999, com a nova denominação: Teatro de Câmara Túlio Piva, em homenagem ao violonista, um dos maiores compositores de MPB do Sul do País. Ganhou mais um camarim, totalizando três, e sua cabine de operação técnica foi ampliada na capacidade de iluminação. Com área de 750m², possui palco italiano (com frente curva) e platéia para 215 lugares.

A última reforma ocorreu entre novembro de 2005 e fevereiro de 2006. A reinauguração foi realizada em março de 2006. Entre as novidades na infra-estrutura do teatro estão a construção de banheiros adaptados para pessoas portadoras de deficiência física, uma rampa de acesso junto ao acesso principal e instalação de três postes com luminárias iguais às existentes, melhorando a iluminação da parte externa. Também foram trocados o assoalho do palco e todo o carpete que reveste o piso da platéia. O forro, tanto do Foyer quanto da platéia, foi recuperado, e a fachada, assim como a parte interna, foi repintada. Finalizando a obra, foi feita a reforma do sistema de varas de sustentação da iluminação cênica, totalizando um investimento de R$ 82.901,48.

Centro Cultural Túlio Piva

Um show-tributo a Túlio Piva e uma exposição permanente de seu violão e objetos pessoais marcaram no dia 14 de junho a criação do Centro Cultural Túlio Piva. Além de abrigar palestras e seminários nas manhãs e tardes, shows e peças de teatro durante toda a semana, também estarão expostos à visitação pública naquele espaço objetos pessoais, pertences e originais da obra deste grande violonista gaúcho. Falecido em 1993, Túlio Piva deixou uma obra que inclui mais de 300 canções, registradas em cerca de dez discos assinados pelo próprio artista, além de participações em várias dezenas de outros projetos.

O Centro Cultural Túlio Piva já sedia seminários como o curso Formação Histórica da Cultura Ocidental - Momentos Decisivos, ministrado pelo historiador e professor Voltaire Schilling sempre às segundas-feiras, ou a série de conferências A Condição Humana - a literatura como invenção e representação do homem ocidental, com vários palestrantes internacionais, sempre aos sábados pela manhã. Além da programação noturna normal, em geral dedicada ao teatro, dança e música, estão programados eventos fixos musicais para públicos variados, da música clássica ao pop contemporâneo a serem divulgados neste site.

O Teatro de Câmara Túlio Piva está localizado na Rua da República, 575 - Cidade Baixa - CEP 90050-321 - Telefone: 3289.8093.

Nenhum comentário:

Postar um comentário