segunda-feira, 12 de abril de 2010

Sobre os Grupos do 2º Festival de Teatro de Rua de Porto Alegre (RS)

TÁ NA RUA / Rio de Janeiro RJ - Espetáculo: “Dar Não Dói, o que Dói é Resistir”


16 abril 16h Largo Glênio Peres

17 abril 15h Parque Moinhos de Vento (Parcão)

18 abril 16h Brique da Redenção

Sinopse: Encena o drama da vida nacional, narrando os momentos mais significativos da história recente do Brasil, momentos históricos que são vivenciados pelo coletivo de atores de maneira crítica e irreverente.

Ficha Técnica: Direção: Amir Haddad. Elenco: Aldo Perrotta, Ana Cândida Baesso, Cíntia Santana, Herculano Dias, Mery Alentejo, Miguel Campelo, Mônica Saturnino, Paulinho Andrade e Tathiane Mattos.

O Tá Na Rua, completa 30 anos em 2010, é um dos grupos teatrais mais reconhecidos do país, ocupando um lugar de suma importância no seu panorama cultural.


Parlapatões
PARLAPATÕES / São Paulo SP - Espetáculo: “Nada de Novo”

16 abril 17h30 Esquina Democrática

17 abril 16h na Lomba do Pinheiro/Vila Panorama

18 abril 15h Brique da Redenção

Sinopse: Nada de Novo é uma verdadeira colcha de retalhos onde tudo é costurado em torno de um tema aparentemente distante da comédia: a solidão humana. Abordada através de um humor ácido, a solidão serve de elo de ligação entre os vários quadros, o que dá o sentido geral ao espetáculo: de como o homem através do riso pode ver o mundo de outra maneira.

Ficha Técnica: Texto e Direção: Hugo Possolo. Elenco: Hugo Possolo, Claudinei Brandão, Rodrigo Mangal e Alexandre Bamba. Cenário e Figurinos: Hugo Possolo.

Há 18 anos, os Parlapatões trabalham com a comédia, utilizando técnicas circenses e de teatro de rua. Seus espetáculos circularam em diversas capitais do Brasil e destacaram-se nos principais festivais internacionais.

DE PERNAS PRO AR / Canoas RS - Espetáculo: “Automákina – Universo Deslizante”

16 abril 17h30 Largo Glênio Peres

17 abril 16h Parque dos Maias/Praça Jorge dos Santos Rosa

18 abril 17h Brique da Redenção

Sinopse: O mundo do Duque Hosain'g é um mundo portátil, pessoal e impenetrável. É como se ele tivesse optado por levar o universo junto a si, construído a partir de seus múltiplos aspectos, os quais concretamente ganham vida. Seus pensamentos, as músicas que executa e seu DNA se confundem com a nave.

Ficha Técnica: Direção: Jackson Zambelli. Autores: Luciano Wieser e Jackson Zambelli. Atuação, Bonecos, Cenografia e Instrumentos Musicais: Luciano Wieser..

Há 20 anos, o grupo desenvolve um trabalho que funde teatro, música, bonecos com palhaços e recentemente máquinas com atores.
DAGGI DORNELLES / São Leopoldo – Caxias do Sul RS

Flores Urbanas – Estudos do Corpo em Arte e Humanismo

Performance "O Passar em Branco – Poemas Urbanos"

16 abril Rua da Praia/Largo Glênio Perez

Sinopse: Sem cenários ou recursos técnicos, a proposta conta apenas com a disponibilidade do corpo, grandes quantidades de tecido branco e plástico transparente, e o movimento inspirado pelo encontro com cada ambiente e suas características peculiares, gerando pequenos poemas entre corpo, espaço e tempo presente.

Ficha Técnica: Concepção e atuação: Daggi Dornelles. Apoio técnico e imagens: Frank Jeske.

Em mais de 30 anos de atividade, entre o Brasil e a Europa, a bailarina Daggi Dornelles desenvolveu várias linhas de ação de arte, que sempre privilegiaram novas experiências de contato com o público e com o meio.

PRODUTOS NOTÁVEIS / Caxias do Sul RS - Espetáculo: “A Megera Domada”

16 abril 17h30 Rua da Praia/Em frente ao Shoping Rua da Praia

17 abril 11h Praça Loteamento Chapéu do Sol

18 abril 12h Brique da Redenção

Sinopse: Livre adaptação de A Megera Domada, de Shakespeare. A jovem Bianca é cheia de pretendentes, mas precisa esperar a irmã mais velha, a intolerante Catarina, se casar primeiro. Na leitura do grupo, é feita referência à Comédia Dell´Arte. Assim, Catarina se transforma numa columbina, seu pretendente Petruchio em um capitano e o pai das moças vira pantaleão.

Ficha Técnica: Autor: William Shakespeare. Dramaturgia: Jonas Piccoli. Diretor: Jessé Oliveira. Elenco: Aline Zilli, Bruno Zilli, Cleverson Souza, Fernando Gomes, Jonas Piccoli, Kevin Brezolin e Rodrigo Guidini, Diretor Musical: Gutto Basso.

O Grupo surgiu em 2004, inicialmente como um encontro independente para estudar as diversas linguagens cênicas.
Oigalê

OIGALÊ COOPERATIVA DE ARTISTAS TEATRAIS / Porto Alegre RS

Espetáculo: “O Negrinho do Pastoreio”

16 abril 17h30 Rua da Praia/Praça da Alfândega

17 abril 11h Parque Ecológico Chico Mendes

18 abril 11h Brique da Redenção

Sinopse: Livre adaptação da lenda homônima de Simões Lopes Neto, que narra a saga de um negrinho escravo que acaba sofrendo todo tipo de maldade por ter perdido uma corrida de cavalos.

Ficha Técnica: Texto: Simões Lopes Neto. Adaptação: Hamilton Leite e Paulo Gaiger. Direção: Sérgio Etchichury. Atores: Giancarlo Carlomagno, Hamilton Leite, Juliana Kersting, Paulo Brasil, Vera Parenza. Músicas: Gustavo Finkler.

É o terceiro espetáculo de teatro de rua da Trilogia Pampiana. O grupo surgiu em 1999, produziu 8 espetáculos e fez mais de 1.300 apresentações de suas peças em mais de 150 cidades do Rio Grande do Sul, 17 estados brasileiros e exterior.

POVO DA RUA Teatrodegrupo / Porto Alegre RS - Espetáculo: “A Caravana da Ilusão”

16 abril 17h10 Rua da Praia/Esquina com a Uruguai

17 abril 17h Parque Germânia

18 abril 14h Brique da Redenção

Sinopse: Narra a saga de uma trupe mambembe que viaja até chegar a um lugar onde os caminhos se bifurcam. A ausência do líder, recentemente falecido, instala a dúvida e o medo ante a possibilidade daquela tradição findar e a ansiedade pela renovação.

Ficha Técnica: Elenco: Alessandra Carvalho, Dominique Martins Andujar, Marcos Castilhos, Rogério Lauda e Urso da Silva. Direção Cênica : Fernando Kike Barbosa. Trilha Sonora : Rogério Lauda.

O grupo Desenvolve sua estética com projetos realizados em Porto Alegre e no RS, através de montagens que procuram a singular sensibilização retida em cada encontro de celebração no espaço urbano.


MOTOTÓTI / Porto Alegre RS - Espetáculo: “O Vendedor de Palavras”

16 abril 17h30 Em frente ao Chalé da Praça XV

17 abril 16h Bairro Bom Jesus

18 abril 10h Brique da Redenção

Sinopse: Um amante dos livros sonha em fazer com que as pessoas leiam por elas mesmas. Ele se dá conta de que há uma grande falta de palavras no mundo e por isso as pessoas ficam repetindo as poucas que têm. E, se cada palavra equivale a um pensamento novo ele poderia se tornar um vendedor de palavras.

Ficha Técnica: A partir da crônica de Fábio Reynol. Atuação e Concepção: Carlos Alexandre e Fernanda Beppler. Direção: Arlete Cunha. Dramaturgia: Rodrigo Monteiro. Máscaras - criação e confecção: Paulo Martins Fontes e Eduardo Custódio.

Criado em 2007, uma característica do Grupo é a utilização dos recursos artísticos que os atores conheceram e praticaram em inúmeros grupos importantes da cena cultural gaúcha.

TEATRO SARCÁUSTICO / Porto Alegre RS - Espetáculo: “A Noiva Quer Casar”

16 abril 17h30 Rua da Praia/Em frente ao Centro Cultural CEEE Érico Veríssimo

17 abril 14h Praça da Tijuca - Morro Santana

18 abril 12h Brique da Redenção

Sinopse: Prestes a se casar, a Noiva decide, de última hora, desistir do casamento e fugir com seu ex-noivo. No entanto, este lhe revela que, depois de separados, decidiu assumir sua homossexualidade. Utiliza uma linguagem popular, inspirada, sobretudo, em filmes, seriados e telenovelas dos anos 80.

Ficha Técnica: Texto e Direção: Daniel Colin. Elenco: Guadalupe Casal, Felipe Vieira de Galisteo e Ricardo Teixeira.

O grupo surgiu em 2004, do Trabalho de Conclusão do Curso de Artes Cênicas (UFRGS), intitulado Gordos ou somewhere beyond the sea.

Nenhum comentário:

Postar um comentário