terça-feira, 6 de abril de 2010

2ª Mostra Teatro do Oprimido, no Teatro Adamastor, Guarulhos (SP)


Teatro Adamastor recebe nos dias 14 e 15 de abril a 2ª Mostra Teatro do Oprimido na Saúde Mental

Acontece nos dias 14 e 15 de abril, no palco do Teatro Adamastor, a 2ª Mostra Teatro do Oprimido na Saúde Mental - Encontros e Práticas em Guarulhos, quando multiplicadores da metodologia criada pelo teatrólogo Augusto Boal se reúnem para discutir seus saberes e práticas realizadas na cidade desde 2006. Nestes dias serão apresentadas peças teatrais com atuação de grupos de Guarulhos, ao final de cada apresentação alguns dos espectadores presentes serão convidados a subir no palco e, trocando de lugar com o protagonista, mostrar alternativas aos problemas encenados. Nas peças os atores encenam episódios da vida real de pessoas e suas relações de conflito com a sociedade.

“O espectador (ou espect-ator) da sessão de Teatro-Fórum não é um consumidor do bem cultural, mas sim um ativo interlocutor que é convidado a assumir o papel do oprimido ou de seus aliados para interagir na ação dramática de maneira a apresentar alternativas para transformar a realidade – ser ator de sua própria vida”, diz a psicóloga Yara Toscano, curinga do Centro de Teatro do Oprimido.

Durante a Mostra acontece ainda: o lançamento do livro póstumo do teatrólogo e ensaísta Augusto Boal, A Estética do Oprimido, considerado o testamento artístico do autor; exposição de produtos artísticos produzidos pelos grupos locais; palestras; exibição de um curta metragem; e a sessão solene simbólica de Teatro Legislativo a partir da cena Dança do Casamento.

“Na sessão de Teatro Legislativo, a platéia, além de fazer as intervenções substituindo o personagem oprimido, pode também sugerir propostas de Lei ou de ações concretas que tragam alternativas ao problema. Com o apoio de um assessor legislativo e um especialista no tema, serão selecionadas duas propostas para serem debatidas e votadas. As aprovadas serão encaminhadas ao Poder Legislativo ou às autoridades competentes. Através do Teatro Legislativo foram criadas 13 Leis Municipais na cidade do Rio de Janeiro, duas Leis Estaduais nesse estado e tramitam no Congresso Nacional dois Projetos de Lei”, afirma Yara.

Boal


A Mostra integra o Projeto Teatro do Oprimido na Saúde Mental cujo objetivo é a capacitação e acompanhamento de profissionais da saúde de São Paulo, Rio de Janeiro e Sergipe, nas técnicas do Teatro do Oprimido, levando a transformações políticas e uma relação mais humana entre os pacientes, seus familiares e estes profissionais. O Projeto patrocinado pelo Ministério da Saúde, por intermédio da Coordenação Nacional de Saúde, é uma realização do Centro de Teatro do Oprimido em parceira com a Prefeitura de Guarulhos, por intermédio da Secretaria Municipal de Saúde, e apoio da Pfizer.

“De atividades como esta surgiu na cidade de Guarulhos o Núcleo de Saúde e Cultura Augusto Boal, idealizado pelos profissionais da saúde para ser um espaço intersetorial que articule a produção artística dos usuários e dos profissionais da saúde do município, propondo ações conjuntas com a participação da comunidade”, informa o sociólogo Geo Britto, coordenador nacional do Projeto Teatro do Oprimido na Saúde Mental.

O TEATRO DO OPRIMIDO NA CIDADE DE GUARULHOS

Supervisora do Projeto de Teatro do Oprimido na Saúde Mental em Guarulhos, a psicóloga Yara Toscano, diz que “em Guarulhos o Projeto inicia-se em 2006 em 4 unidades de saúde: CAPS II (Centro de Atenção Psicossocial II), Ambulatório da Criança, CAPS Tear e CAPS Álcool e Drogas; capacitando seus enfermeiros, terapeutas ocupacionais, psicólogos e assistentes sociais. Em 2007, duas cenas destacam-se e são apresentadas em praças públicas, teatros e unidades de saúde.

Duas temáticas são amplamente debatidas: a da mulher com transtorno mental aprisionada em casa por seus familiares – fato muito mais comum do que podíamos imaginar; e a mulher anorexica que questiona os padrões de beleza de nossa sociedade moderna e os caminhos de tratamento para anorexia. Em 2008, 2009 e 2010, o Projeto estende-se para a Atenção Básica e mais profissionais de saúde são envolvidos: além dos já mencionados, incluíram-se agentes comunitários de saúde, atendentes do SUS e recepcionistas.

A inclusão da Atenção Básica possibilita um novo alcance ao projeto e permite que trabalhadores da saúde, usuários e seus familiares possam discutir a temática da loucura, de outros temas relacionados à saúde mental e o próprio sistema de saúde nas unidades, criando alternativas para democratizar e humanizar o atendimento de saúde mental no Brasil. Além de aproximar os usuários dos profissionais, diminuindo o preconceito e fortalecendo o aprendizado de como interagir com pessoas com sofrimento psíquico. Nessa nova etapa, o Projeto capacitou mais de 50 profissionais, com encontros semestrais e mensais, possibilitando um processo de capacitação continuada.

Mais de 25 unidades conheceram diretamente o Teatro do Oprimido e 17 grupos foram formados, atendendo a todas as faixas etárias. Parte desses grupos produziu peças de Teatro Fórum apresentadas mais de 50 vezes em diferentes locais em 2009 e 2010. Outra parte produziu obras da Estética do Oprimido – esculturas e quadros coletivos. Indiretamente, o Projeto atingiu mais de 3.500 pessoas. O CAPS Tear se projetou como o pólo irradiador da proposta, com seus usuários teatralizando cenas desde 2006 e apoiando os vários grupos existentes na cidade.

As Peças criadas pela comunidade e profissionais de saúde nessa fase também abordaram em sua grande maioria a temática de gênero: mulheres oprimidas em hospitais psiquiátricos; oprimidas por uma gravidez indesejada; agredidas por seus “companheiros”; e exploradas e agredidas na infância. No momento, a equipe envolvida no trabalho, discute com interlocutores, coordenadores da Secretaria de Saúde a continuidade do Projeto, procurando articular o Teatro do Oprimido com outras formas alternativas de promoção de saúde mental pertencentes à Secretaria de Saúde; com o sistema matricial de gestão da saúde; e com outras secretarias.”

SOBRE O CENTRO DE TEATRO DO OPRIMIDO

Surgido em 1986, o Centro de Teatro do Oprimido (http://www.cto.org.br/ ) é um centro de pesquisa e difusão, que desenvolve metodologia específica do Teatro do Oprimido em laboratórios e seminários, ambos de caráter permanente, para revisão, experimentação, análise e sistematização de exercícios, jogos e técnicas teatrais. Nos laboratórios e seminários são elaborados e produzidos projetos sócio-culturais, espetáculos teatrais e produtos artísticos, tendo como alicerce a Estética do Oprimido.

A filosofia e as ações desta instituição visam à democratização dos meios de produção cultural, como forma de expansão intelectual de seus participantes, além da propagação do Teatro do Oprimido como meio, da ativação e do democrático fortalecimento da cidadania. O CTO implementa projetos que estimulam a participação ativa e protagônica das camadas oprimidas da sociedade, e visam à transformação da realidade a partir do diálogo e através de meios estéticos.

Dessa forma o CTO desenvolve projetos na área da educação, saúde mental, sistema prisional, pontos de cultura, movimentos sociais, comunidades, entre outros. Por conta de sua natureza humanística e do potencial do Teatro do Oprimido, está atuante em todo o Brasil e em países como Moçambique, Guiné Bissau, Angola e Senegal.

SERVIÇO

2ª Mostra Teatro do Oprimido na Saúde Mental - Encontros e Práticas em Guarulhos

Local: Teatro Adamastor

Endereço: Av. Monteiro Lobato 734, Centro, Guarulhos

Informações: (11) 2443-2168

Capacidade de público: 700 pessoas

Dias 14 e 15 de abril

Horário: 14 às 18h

Classificação indicativa: LIVRE

Ingressos GRÁTIS

PROGRAMAÇÃO – 14 DE ABRIL

14:00h – Abertura com palavras do Dr. Carlos Derman, secretário de saúde do município, e do sociólogo Geo Britto, coordenador nacional do Projeto Teatro do Oprimido na Saúde Mental; na sequência haverá exibição de vídeo sobre o Projeto.

14:30h – Abertura da exposição e lançamento do livro A Estética do Oprimido, com palestra de Geo Britto, sociólogo e curinga do Centro de Teatro do Oprimido, a respeito da aplicação desta técnica no projeto Teatro do Oprimido na Saúde Mental

15:00h – Apresentação do espetáculo “Dança do Casamento” com o Grupo Mulheres em Ação, seguido de Teatro Legislativo. Sinopse: A peça conta a história real de uma mulher que sofre violência doméstica e quando resolve se separar do marido e procura ajuda legal, encontra um sistema despreparado. Sobre o Grupo: Composto por profissionais e usuárias da saúde mental que fazem uso de psicotrópicos, com idades de 18 a 60 anos, moradoras do Distrito Dutra Trabalhadores, o grupo foi criado por Gilmara Azenha, assistente social e multiplicadora do Teatro do Oprimido, para atender em grupo os casos de mulheres com transtorno mental da região.

17:30h – Coquetel

PROGRAMAÇÃO – 15 DE ABRIL

14:00h – Abertura com fala dos multiplicadores do Teatro do Oprimido de Guarulhos, seguido de exibição de vídeo da Saúde Mental

14:30h – Apresentação de espetáculo “Princesinha do Papai” com o Grupo Primavera, seguido de Teatro-Fórum. Sinopse: A peça conta a história real de uma adolescente que tem dificuldade de travar um diálogo familiar sobre sexualidade e acaba engravidando, o que piora muito sua relação em casa. Sobre o Grupo: Composto por agentes comunitárias de saúde do município com idades de 25 a 60 anos, moradoras do Jardim Primavera, o grupo foi criado por Rozália Martinha Rocha e Valéria Forte, agentes de saúde e multiplicadoras do Teatro do Oprimido, para debater temas pertinentes ao atendimento que realizam na região.

16:00h – Apresentação de espetáculo “E agora Ritinha?” com o Grupo Belvedere, seguido de Teatro-Fórum. Sinopse: A peça conta a história real de uma relação familiar extremamente conturbada, onde uma adolescente de 16 anos sofre opressão psicológica e violência física do padrasto e de sua própria mãe. Sobre o Grupo: Composto por agentes comunitárias de saúde do município com idades de 25 a 60 anos, moradoras da região Cantareira, o grupo foi criado por Márcia Creuza da Silva e Karina Aparecida dos Santos, agentes de saúde e multiplicadoras do Teatro do Oprimido, para discutir temas pertinentes ao atendimento que realizam no município.

ATENDIMENTO À IMPRENSA

Ney Motta
Centro de Teatro do Oprimido

assessor de comunicação

(21) 2539-2873 e 8718-1965

Nenhum comentário:

Postar um comentário