terça-feira, 6 de abril de 2010

Mostra de Francisco Carlos reestréia no Satyros, em São Paulo (SP)


Namorados da Catedral Bêbada, de Francisco Carlos, em cartaz no Espaço dos Satyros


Peça inclui a Mostra dos Fenômenos Extremos Urbanos, do diretor amazonense.

Namorados da Catedral Bêbada, espetáculo escrito e dirigido por Francisco Carlos, retorna aos palcos do Espaço dos Satyros Dois, todas as sextas-feiras, às 23h59. A peça faz parte da Mostra dos Fenômenos Extremos Urbanos, que é composta também por Românticos da Idade Mídia e Banana Mecânica. Em cartaz desde o ano passado, a montagem retorna com Dionisio Neto no elenco.

Sobre o Texto

A história se passa num prédio antigo do centro de São Paulo, no apartamento-overdose de Bárbara Bêbada, onde come-se tudo: vinhos-afrodisíacos, drogas e delícias.

D. Diogo, o amante latino e milionário, faz serenatas e oferece rosas-de-sangue às moças. Cães-famintos e ratos-terríveis, Porcão e Gato-Bruxo, invadem o apartamento-adega de Bárbara Bêbada.

Outros personagens dividem o espaço do apartamento-overdose, como Erus-Prostituto, Boy Marrom, Sandra-Spotlight, entre outros.

Sobre a Mostra

As peças da Mostra dos Fenômenos Urbanos Extremos abordam os temas da modernidade, fundamentalmente urbanos e que Walter Benjamim identificou nas “Flores do Mal”, de Charles Baudelaire.

Fenômenos amorosos, sociais, políticos e filosóficos que acontecem nas metrópoles por conta da vida nas grandes cidades e dos seus instrumentos cosmopolitas: dinheiro, templos do comércio, templos das artes, templos religiosos, comunicação de massa (TV, rádio, jornal, internet, etc.), violência urbana, bancos, economia, lutas de classe, sexualidade, lugares de divertimento, esportes, shoppings, hospitais, sistemas judiciários, tecnologias-informáticas, arquitetura, ciências, modas, universidades, show-bizz e etc.

Para Francisco Carlos, a metrópole é o “espaço aglutinador das contradições sociais e, ao mesmo tempo, centro do poder econômico e político” que “reflete especialmente as condições de sobrevivência humana e os conflitos de toda ordem”.



Sobre Francisco Carlos

Dramaturgo amazonense, com mais de quarenta peças escritas, dirigiu mais de trinta espetáculos de sua autoria, shows musicais, concertos de canto lírico, vídeos e óperas. Ministrou workshops de expressão cênica para cantores líricos do Coral Paulistano e Coral Lírico do Teatro Municipal de São Paulo e do Coral Sinfônico do Estado de São Paulo.

Estudou filosofia na Universidade do Amazonas e aplica esses conhecimentos na criação de um teatro poético-filosofico-pós-dramático. Realiza aventuras teatrais em Manaus, Belém, Brasília, São Paulo e Rio de Janeiro.

Na organização de sua estética teatral, dialoga constantemente com outras áreas artísticas: música, dança, cinema, vídeo, ópera, performance, happenings, história em quadrinhos, fotografia, moda, esportes, artes marciais, publicidade e artes plásticas.

Nos anos oitenta, em meio ao efervescente movimento de rock em Brasília, idealizou e dirigiu inúmeras performances com croners, guitarristas, baixistas e bateristas de expressivas bandas de do Distrito Federal.

Francisco Carlos é considerado na cena teatral paulistana um dos mais importantes autores da atualidade, além de ser o único representante da dramaturgia amazonense, e principal difusor dessa cultura na cidade de São Paulo.

Sua dramaturgia está dividida em dois blocos temáticos: Peças do Pensamento Selvagem e Peças dos Fenômenos Urbanos Extremos.

Ficha Técnica

NAMORADOS DA CATEDRAL BÊBADA

SINOPSE: NUM PRÉDIO ANTIGO DO CENTRO DE SÃO PAULO, NO APARTAMENTO-OVERDOSE DE BÁRBARA BÊBADA, COME-SE TUDO: VINHOS-AFRODISÍACOS, DROGAS, DELÍCIAS.

D. DIOGO, O AMANTE LATINO E MILIONÁRIO, FAZ SERENATAS E OFERECE ROSAS-DE-SANGUE. CÃES-FAMINTOS E RATOS-TERRÍVEIS, PORCÃO E GATO-BRUXO, INVADEM O APARTAMENTO-ADEGA; TEM TAMBÉM UM ERUS-PROSTITUTO QUE BÁBARA VENDE E ENRIQUECE; BOY MARROM, SEU ADOLESCENTE-ÓRFÃO-BRUTAMONTES-SEGURANÇA; E SANDRA-SPOTLIGHT, AMIGA-DANCÍSTICA, VEDETE E ESPIÃ.

TEXTO E DIREÇÃO: FRANCISCO CARLOS.

ELENCO: MAJECA ANGELUCCI; DIONISIO NETO; ONDINA CLAIS; EROS VALÉRIO; GERMANO MELO; JOSÉ TRASSI; BERNARDO MACHADO.

CENOGRAFIA: MARCIO COLAFERRO.

FIGURINO: JOANA GATIS.

ASSISTENTE DE FIGURINO: RENATA CARRAZONI.

ILUMINAÇÃO: KARINE SPURI.

SONOPLASTIA: PEPÊ DA MATA MACHADO.

DESIGN GRÁFICO: CAROLINA DE CARVALHO.

ILUSTRAÇÕES: CARLOS CARAH.

ASSISTENTE DE PRODUÇÃO: ELISETE JEREMIAS, BERENICE HADDAD E DÉCIO VAZ.

PRODUÇÃO: MARIA MANOELLA E MAJECA ANGELUCCI.

QUANDO: SEXTAS-FEIRAS, 23H59.

ONDE: ESPAÇO DOS SATYROS DOIS, PÇA. FRANKLIN ROOSEVELT, 134, PRÓXIMO À ESTAÇÃO REPÚBLICA DO METRÔ, TEL. 11 3258-6345.

QUANTO: R$ 20 (INTEIRA), R$ 10 (MEIA).

LOTAÇÃO: 70 PESSOAS.

DURAÇÃO: 70 MINUTOS.

CLASSIFICAÇÃO: 16 ANOS.

GÊNERO: TRAGICOMÉDIA.

TEMPORADA: 2 DE ABRIL A 28 DE MAIO DE 2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário