segunda-feira, 5 de abril de 2010

"Sonho de Uma Noite de Verão", Shakespeare no SESC Tijuca (Rio)

Sonho de uma noite de verão - a magia de Shakespeare para todas as idades



Como contar um texto clássico de Willian Shakespeare para crianças e jovens?

A Trupe do Experimento optou pela criação de uma dramaturgia tipicamente brasileira, e (por que não?) usar a alegria, o gingado e do nordestino para embalar esta história tão mágica do universo Shakesperiano.

A musicalidade do Nordestino também ganha espaço na leitura do diretor Marco dos Anjos. Com músicas compostas especialmente para o espetáculo e tocadas ao vivo pelos atores, a clássica comédia ganha roupagem diferenciada para se aproximar do público infanto-juvenil.



Os personagens carismáticos e os seres fantásticos desta clássica comédia de Shakespeare são interpretados por jovens atores, que através de marcas dinâmicas e muita música, garantem o humor e a magia do texto.

Sesc Tijuca recebe a magia de Shakespeare

O grupo, comandado pelo diretor Marco dos Anjos, leva ao bairro seu espetáculo de grande sucesso que conquistou diversos prêmios em festivais do Rio de Janeiro. A história fala sobre Hérmia, que ama Lisandro, mas não tem a permissão de seu pai para o casamento. O pai da jovem deseja que ela se case com o corajoso Demétrio. O casal foge para uma floresta cheia de seres encantados e se veem as voltas com as trapalhadas do duende Puck.



Antropofagia cultural

Para buscar um diferencial que se encaixasse com a dramaturgia brasileira, o diretor optou por usar a alegria, o sotaque e o gingado do nordestino para embalar a fábula de Shakespeare. Com isso, a comédia clássica ganha uma roupagem distinta para se aproximar do público infanto-juvenil.

A musicalidade típica também ganha espaço na leitura da Trupe do Experimento. Com canções compostas especialmente para o espetáculo, o elenco canta e toca as músicas ao vivo, utilizando instrumentos peculiares do nordeste como alfaia, rabeca, reco-reco de bambu, caxixi etc.

E para acrescentar à miscelânea cultural, a companhia é composta por jovens atores de diversos estados, por exemplo, do Ceará, Pernambuco entre outros. “Cutucamos o folclore nordestino, bebemos em várias fontes e resolvemos experimentar, esta é a marca da trupe”, defende o diretor Marco dos Anjos. Trupe do Experimento A Trupe do Experimento surgiu em 2007 e, desde então, investe em pesquisa na busca por aprimorar sua linguagem junto ao universo infanto-juvenil. Com a criação do espetáculo “Sonho de uma noite verão – a magia de Shakespeare para todas as idades”, obteve 35 indicações em diferentes categorias em Festivais de Teatro pelo Brasil e destas conquistou 17 prêmios, dentre eles melhor direção e melhor espetáculo.

3 comentários: